Publicidade
O Ministério das Relações Exteriores da Coreia do Sul publicou um alerta na quarta-feira (5) anunciando a invalidação do passaporte do cofundador do projeto Terra (LUNA), Do Kwon, uma medida que o governo disse que estava considerando há um mês.
De acordo com as autoridades, a medida foi tomada pela “incapacidade de entregar” a ordem de devolução do passaporte. Um documento anexado ao alerta afirma também que a decisão significa que Kwon pode ser rejeitado se tentar solicitar a reemissão de seu passaporte.
“Nosso departamento gostaria de enviar um ‘Aviso de Pedido de Devolução de Passaporte’ para você por carta registrada”, diz a mensagem. “…informamos que seu passaporte será invalidado”.
Continua depois da publicidade
Uma invalidação do passaporte significaria que Kwon não poderia mais deixar a Coreia do Sul. Além disso, se ele não estiver atualmente no país, também teria mais dificuldade em viajar para outro lugar. As autoridades deram a Kwon 14 dias a partir da emissão do aviso para devolver o passaporte.
Leia mais:
• Cofundador do projeto Terra (Luna) tem prisão decretada por tribunal na Coreia do Sul
A notícia vem logo depois que os promotores sul-coreanos disseram à mídia local que haviam ordenado o congelamento de quase US$ 40 milhões em ativos de criptomoedas que diziam estar vinculados a Kwon.
Continua depois da publicidade
No entanto, Kwon twittou mais tarde que não usou as exchanges citadas e que os recursos alocados não eram dele.
No Twitter, ele continuou publicando declarações em desacordo com o que as autoridades coreanas disseram. Ele disse que não conseguiu encontrar o “alerta vermelho” da Interpol no site da agência e negou as alegações de que estava “fugindo”, apesar de um mandado de prisão pendente da Coreia do Sul e declarações de oficiais em Cingapura dizendo que não conseguiram localizá-lo.
A Terraform Labs, emissora do token do projeto Terra, disse anteriormente em comunicado que o mandado de prisão estava além do escopo da autoridade dos promotores, chamando a investigação de “altamente politizada” e alegando que violou direitos básicos.
Continua depois da publicidade
A Terra, criação de Kwon, entrou em colapso em maio deste ano, perdendo cerca de US$ 20 bilhões e levando exchanges e o mercado cripto em geral consigo.
Nem Kwon nem Terra retornaram os pedidos de comentários até o momento de publicação da matéria.