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O metaverso – um mundo digital imersivo criado pela combinação de realidade virtual, realidade aumentada e internet – terá “implicações profundas” para a China e afetará jogos, publicidade, telecomunicações e comércio eletrônico, disse o JPMorgan em um relatório divulgado na semana passada.
A estimativa, segundo o banco, é que o mercado total endereçável do metaverso alcance US$ 4 trilhões no país, “convertendo o consumo offline em bens e serviços físicos” e “digitalizando tudo no longo prazo”.
O mundo digital oferecerá uma experiência de usuário aprimorada em vários modelos de negócios da internet, e isso pode levar a um aumento da penetração do usuário e da receita média por cada um deles, de acordo com o documento.
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O cenário otimista do banco sugere que o metaverso poderia triplicar o mercado de games online da China de US$ 44 bilhões para US$ 131 bilhões.
O mundo digital, ainda segundo o material, também pode “ajudar as empresas de internet a aproveitar os serviços de negócios e potencialmente dobrar o tempo gasto na internet”, escreveram os analistas liderados por Daniel Chen.
Eles estimaram um mercado endereçável total de US$ 27 bilhões na China para serviços de negócios e software no metaverso.
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O banco diz que o desenvolvimento desse setor também terá um impacto notável em todo o ecossistema de tecnologia, mídia e telecomunicações. Tencent, NetEase, Bilibili, Sea, Krafton e Bandai Namco são vistas como as principais ações chinesas de internet e entretenimento que podem se beneficiar.
Os ventos contrários ao desenvolvimento desse mercado incluem riscos regulatórios em torno da segurança de dados, preparação tecnológica e acessibilidade de dispositivos de realidade virtual (VR) e realidade aumentada (AR) e ambiente de rede e inteligência artificial, segundo o relatório.
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