Publicidade
A Assembleia Legislativa de El Salvador aprovou na quarta-feira (11) uma lei que regula a emissão de ativos digitais diferentes do Bitcoin, abrindo caminho para o lançamento de títulos lastreados na criptomoeda.
O projeto de lei aprovado ontem foi finalmente apresentado na Assembleia Legislativa no final de novembro de 2022, onde o partido de Bukele, Nuevas Ideas, tem ampla maioria. O PL teve 62 votos a favor e 16 contra.
Em novembro de 2021, o presidente de El Salvador, Nayib Bukele, disse que pretendia levantar US$ 1 bilhão por meio dos novos títulos, mas a iniciativa ficou paralisada com a queda dos preços no setor.
Continua depois da publicidade
O papel proposto ficou conhecido como Volcano Bonds (títulos de vulcão, em português), já que o dinheiro iria para – entre outras coisas – semear uma indústria de mineração de Bitcoin alimentada exclusivamente por energia renovável, proveniente em parte pelos vulcões ativos do país.
O plano do governo agora é lançar os títulos de Bitcoin em forma de criptomoeda, parceria com a corretora Bitfinex.
Em comunicado, a exchange, ligada à stablecoin USDT, afirmou que será provedora de infraestrutura para “um token digital que ajudaria El Salvador a levantar capital para pagar sua dívida soberana, dívida direta para a criação da infraestrutura de mineração Bitcoin e para financiar a construção da ‘Bitcoin City'”, uma cidade voltada para a criptomoeda que foi anunciada há um ano e meio, mas ainda não saiu do papel.