Em ajuste, futuros dos EUA operam em queda de olho na Eslováquia

Wall Street acompanha votação no parlamento eslovaco que pode ratificar reforma do EFSF; Alcoa inicia temporada de resultados

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais contratos futuros sobre índices de ações dos EUA operam em queda nesta terça-feira (11), com S&P 500 e Nasdaq sinalizando abertura com -0,47%-0,23%, respectivamente. 

Após o feriado do Dia de Colombo que reduziu as atividades na última segunda-feira, Wall Street sinaliza ligeiro ajuste negativo em resposta à forte alta acumulada na véspera, a exemplo do pregão europeu.

Por ora, a principal economia do planeta segue de perto as movimentações no parlamento da Eslováquia – o último dos 17 países da Zona do Euro a votar as reformas no ESFS (Fundo de Estabilização Financeira Europeu) que visam conter a crise na região.

Continua depois da publicidade

Fomc
Sem agenda de indicadores relevante, o front doméstico dos EUA começa a ganhar mais importância a partir das 15h00, de Brasília, quando o Fomc (Federal Open Market Committee) divulgará a ata de sua última reunião.

No documento, a autoridade monetária deverá justificar a manutenção do juro básico em 0,25% e o programa de recompra de US$ 400 bilhões em treasuries anunciada em sua última reunião no dia 23.

Alcoa inicia temporada
No campo corporativo o destaque fica por conta da Alcoa, que dá início à temporada de resultados do terceiro trimestre após o fechamento do pregão regular nesta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Tradicionalmente, a empresa, que responde pelo ticker AA na bolsa de Nova York, é a primeira grande companhia a apresentar seu desempenho e costuma calibrar o humor de analistas para os próximos números que virão dos demais setores e empresas.

Sem entusiasmo
Desta vez, há pouca expectativa positiva ao redor da Alcoa, uma vez que o setor de alumínio é um dos primeiros a ser afetado pela desaceleração da economia norte-americana.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar