Em leve ajuste positivo, futuros dos EUA operam em terreno positivo

Mercado sinaliza alívio após Itália definir tamanho do novo pacote de austeridade, mas crise fiscal na região ainda ronda

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais contratos futuros sobre índices de ações dos EUA operam em alta na manhã desta quarta-feira (13), registrando ligeiro ajuste positvo frente à forte queda acumulada desde o início da semana.

A alta do início da sessão pode ser atribuída a certo alívio do mercado com os problemas fiscais na Itália uma vez que o governo local conseguiu chegar à um consenso sobre o corte € 47 bilhões em um novo plano de austeridade. Entretanto, o fato contém apenas marginalmente o nervosismo, pois a crise na região continua distante de uma solução concreta.

Novo estímulo?
Nesta manhã o mercado também reflete a possibilidade de uma nova rodada de estímulo econômico nos EUA, após a ata da última reunião do Fomc (Federal Open Market Committee), divulgada na véspera, deixar espaço para este questionamento.

Continua depois da publicidade

O documento aponta que apenas a minoria dos membros do comitê acredita na necessidade de adoção de mais estímulo no curto prazo, o que demonstra a existência de discordâncias sobre a condução da recuperação do país e que o fim do alívio quantitativo não é unanimidade.

Dentre os indicadores do dia, apenas dados de importação e exportação figuram na pauta, com influência reduzida sobre o mercado, sendo encarados como complementares aos números da balança comercial divulgados na última terça-feira.

Índice Pontos Valor justo Deve abrir em
S&P 500

1.316,40

1.309,48

+0,43%
Nasdaq

2.358,00

2.340,38

+0,58%