Publicidade
SÃO PAULO – Toda empresa possui uma grande rotatividade de informações em seus sistemas internos. São arquivos, relatórios, processos, contas a pagar e receber, entre outros, que podem causar um verdadeiro caos se ficarem inacessíveis de uma hora para outra. Infelizmente acidentes acontecem, e não são raros os casos em que dados vitais da empresa podem ser perdidos por falta de atenção.
Estes problemas são comuns em empresas que não costumam fazer o backup de seus dados achando que não há necessidade. Para quem não sabe, o backup de um arquivo nada mais é do que uma cópia de segurança do mesmo, que tem como objetivo evitar que sua empresa corra o risco de perder dados em caso de falha no HD, ou acidentes naturais mais graves como incêndio ou enchentes.
Investimento depende na necessidade da empresa
Você deve estar se perguntando: mas se isto acontecer não existem profissionais especializados em recuperação de dados? A resposta é sim, mas os custos são relativamente maiores do que se você tivesse investido na segurança do seu negócio. Além do mais, não se pode deixar de lado o tempo perdido e a dor de cabeça para recuperar todas as informações.
Continua depois da publicidade
Como empresário, você deve antes identificar qual a real necessidade do backup, pois é preciso fazer uma análise de custo-benefício do investimento. Grandes empresas, com maior tráfego de informações, certamente investem em tecnologias mais avançadas do que pequenas empresas ou profissionais liberais.
Nas grandes redes é possível contar com programas que fazem cópias de segurança automaticamente. A tecnologia custa mais caro, mas é de extrema confiabilidade, como as fitas DAT/DDS (Digital Áudio Tape/Digital Data Storage) e AIT (Advanced Inteligent Tape). Já para quem tem pouco volume de informações para armazenar, há soluções mais modestas, e que não deixam a desejar. É o caso do Zip Drive e do Peerless, ambos fabricados pela Iomega. O primeiro tem capacidade de armazenamento de até 750 MB e o segundo, até 20 GB.
Leve a sua empresa para casa
Outra dica importante é trabalhar com um sistema de backup com mídias removíveis, já que elas podem ser guardadas em lugares seguros fora da empresa. Afinal, de que adiantaria tanto trabalho se você perdesse também as mídias no caso de um incêndio, por exemplo?
Continua depois da publicidade
Por último, quanto à periodicidade do backup, isto vai depender de cada empresa. Há aquelas que rodam o backup apenas uma vez ao dia, outras de hora em hora e algumas precisam da cópia de segurança em intervalos de minutos. O importante realmente é zelar pelo seu patrimônio e garantir que tudo o que você já alcançou não terá sido feito em vão.