Empresários pedem redução de impostos para 30% do PIB até 2020

Movimento Brasil entregará proposta aos candidatos à presidência da República, além de realizar um abaixo-assinado

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – O Movimento Brasil Eficiente, composto por empresários, representantes de entidades e profissionais liberais, defendeu, na última terça-feira (20), a redução da carga tributária brasileira.

Segundo a Agência Brasil, os empresários propõem que a arrecadação diminua gradativamente, passando de 36,3% para 30% do PIB até 2020.

Além disso, eles defendem que o governo (federal, estadual e municipal) torne seus gastos eficientes. 

Continua depois da publicidade

A proposta do movimento será entregue aos candidatos à presidência da República. Também será realizado um abaixo-assinado com o objetivo de manifestar aos políticos a necessidade de informações sobre os impostos incidentes em mercadorias ou serviços.

“Não estamos propondo nenhum sacrifício aos futuros governantes. Se o País quiser duplicar a renda das famílias brasileiras nos próximos dez anos, precisará crescer a taxas de 6% ao ano. Para isso, vão ser necessários investimentos privados e públicos não inferiores a 25% do PIB”, disse um dos coordenadores do movimento, Paulo Rabelo de Castro.

Investimento público
Castro afirmou ainda que, enquanto a carga tributária dos últimos 30 anos aumentou de 25% do PIB para 36,3%, os investimentos públicos recuaram de 4,5% para 2%.

Continua depois da publicidade

“Todos reconhecem que a carga tributária é pesada demais e que os governos federal, estaduais ou municipais ainda não têm eficiência o suficiente para retornar Educação, Saúde, Segurança, Transporte e Previdência Social com a qualidade e a quantidade de que o brasileiro precisa. Gastamos muito e gastamos mal”, acrescentou.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar