Publicidade
SÃO PAULO – Nesta quinta-feira (14), o mercado de juros futuros foi afetado por algo que vai além da reunião do ministro da Fazenda, Nelson Barbosa com o presidente do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), Luciano Coutinho. O governo fez hoje um dos seus tradicionais leilões de Tesouro pré-fixado, as antigas LTNs (Letras Financeiras do Tesouro). E toda vez que ele decidir fazer isso, é bom ficar de olho na curva de juros.
Por que? Segundo o professor economista da NeoValue Investimentos, Alexandre Cabral, a resposta é que os investidores procuram formas de se aproveitar destes leilões. Uma delas é fazendo uma operação de hedge (proteção). “A LTN, assim como a NTN-F [Nota do Tesouro Nacional, série-F] é um título pré-fixado com rentabilidade baseada na curva de juros, então o investidor compra a LTN e, ao mesmo tempo, compra DI futuro para se proteger de uma possível alta de juros”, explica Cabral.
É mais simples do que parece: como a taxa de um título pré-fixado é a mesma do momento do lançamento até o instante do vencimento, se a taxa de juros for elevada e a curva subir, o investidor perdeu dinheiro, já que ele poderia ter esperado um pouco mais e aplicado àquela taxa mais alta ou comprado um título pós-fixado. Comprando DI futuro ele tem certeza de que se a taxa de juros subir, ele mesmo perdendo na ponta da LTN, fecha sua posição na ponta do DI futuro, minimizando as suas perdas.
Continua depois da publicidade
Outra operação importante é a especulação em cima da taxa de juros. Isso é possível porque este processo descrito acima se retroalimenta, já que a curva de juros é dada pela rentabilidade que os contratos futuros de DI pagam. Assim, o investidor compra contratos de DI, principalmente na parte mais longa da curva – como por exemplo o DI para janeiro de 2021 – e, como geralmente é um grande player que faz isso, ele puxa a curva para cima. Isso faz com que o governo, na hora de lançar as LTNs, seja obrigado a pagar uma rentabilidade maior pelos títulos. Isso é de todo o interesse de quem quer ter estes ativos na mão.
Baixe agora a Carteira InfoMoney 2016! Basta deixar o seu email abaixo: