Entre as teles, Blue Chip recebe o maior número de recomendações de analistas

Levantamento da InfoMoney contou com carteiras de dez instituições, traçando suas perspectivas para o ano de 2006

Publicidade

SÃO PAULO – As ações preferenciais da Telemar foram agraciadas com o maior número de recomendações de analistas neste início de ano dentro do setor de telecomunicações, de acordo com levantamento realizado pela InfoMoney e que incluiu dez portfolios sugeridos por corretoras e bancos de investimentos.

As dez carteiras selecionadas são de: Ágora Senior, Banco Espírito Santo, Credit Suisse First Boston, Fator, Merrill Lynch, Pactual, Pilla, Planner, Santander e SLW.

Argumentos em favor da Telemar

Argumentando em favor da sugestão de compra dos papéis da companhia em questão, analistas citam o foco da empresa em produtos convergentes, que diminui o impacto da deterioração do negócio de voz na telefonia fixa, a possibilidade de maior distribuição de proventos em 2006 e a boa liquidez dos títulos em bolsa.

Continua depois da publicidade

Cabe destacar ainda que uma eventual procura por ações que ficaram defasadas pode favorecer. Neste sentido, os papéis preferenciais da Telemar Norte Leste também foram lembrados, tendo recebido duas recomendações, assim como os ordinários da própria Telemar. Estes últimos podem ser beneficiados por eventuais rumores a respeito da troca de controle na empresa, previsto para o médio/longo prazo.

Telesp: dividendos vultuosos

Ainda dentro do segmento de telefonia fixa, os papéis da Telesp também foram lembrados duas vezes. A perspectiva é de que a companhia mantenha a elevada distribuição de dividendos, ao menos no curto prazo, e bons fundamentos operacionais.

Já no nicho de telefonia celular, as ações preferenciais de Telemig Participações, TIM Participações e Telesp Celular foram citadas, todas com duas recomendações. A possibilidade de eventual adoção de uma estratégia comercial mais racional, com foco na retenção de clientes e aumento no ARPU (Receita Média Por Usuário), pode favorecer o setor, após um 2005 de fraco desempenho.

Continua depois da publicidade

Completando a lista de ativos com duas sugestões dentre os papéis de telecom/mídia, aparecem as ações preferenciais da Net. A expectativa de forte crescimento da base de clientes, associada ao lançamento de um pacote Triple Play, pode favorecer à companhia em 2006.