ETFs de emergentes afundam e têm a pior semana do ano com tensão entre EUA e Coreia do Norte

O iShares MSCI Emerging Markets ETF acumula queda de 2,7% nestes cinco dias, com uma perda de mais de 2% na quinta-feira

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Os dois maiores fundos negociados em bolsa que oferecem exposição a ações de mercados emergentes caíram nesta sexta-feira (11), estendendo as perdas de uma semana que caminha para ser a de pior desempenho desde dezembro do ano passado.

O iShares MSCI Emerging Markets ETF acumula queda de 2,7% nestes cinco dias, enquanto o Vanguard FTSE Emerging Markets ETF registra perdas de 2,3%. Ambos recuando em reflexo da forte tensão geopolítica gerada entre Estados Unidos e Coreia do Norte, e que afetou os mercados globais desde o início da semana.

Na quinta-feira, o presidente Donald Trump disse que talvez sua ameaça de responder com “fogo e fúria” a Coréia do Norte “talvez não fosse dura suficiente”. O fundo iShares caiu 0,1% em sua terceira queda diária na sexta-feira, aumentando ligeiramente uma queda de quase 2,4% na quinta-feira, que foi a maior queda diária para o fundo desde meados de dezembro.

Continua depois da publicidade

O ETF da Vanguard caiu por quatro sessões consecutivas, incluindo uma queda de 2,3% na quinta-feira que representou a sua pior sessão desde dezembro. Nesta sexta, tanto Wall Street quanto a B3 passam por um dia de alívio após estas quedas recente.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.