Publicidade
SÃO PAULO – De acordo com reportagem divulgada pelo jornal Financial Times nesta segunda-feira (30), 30 instituições financeiras ao redor do mundo foram escolhidas para serem supervisionadas por sistemas reguladores.
A lista foi compilada sob a supervisão do FSB (Financial Stability Board), organismo internacional de reguladores e bancos centrais, e é parte de um esforço para evitar a propagação de riscos sistêmicos em uma eventual crise financeira.
As instituições presentes na lista ainda deverão direcionar um documento denominado “living wills”, que deverá traçar planos para que não sejam necessárias intervenções de organismos reguladores, no caso de problemas com a economia internacional.
Continua depois da publicidade
O FBS foi estabelecido no verão deste ano para enfrentar situações de risco impostas por instituições financeiras internacionais e que são importantes para o sistema financeiro como um todo.
Instituições selecionadas
Os bancos norte-americanos inclusos na lista foram: Goldman Sachs, JP Morgan Chase, Morgan Stanley, Bank of America – Merril Lynch e o Royal Bank of Canada.
Dentre as instituições japonesas, os indicados pelo FBS foram os bancos Mizuho, Sumitomo Mitsui, Nomura e Mitsubishi UFJ.
Continua depois da publicidade
O continente europeu é o que conta com um maior número de instituições selecionadas, sendo elas: UBS, Credit Suisse, Société Générale, BNP Paribas, Santander, BBVA, Unicredit, Banca Intesa, Deutsche Bank e ING.
Já no Reino Unido, as instituições selecionadas foram HSBC, Barclays, Royal Bank of Scotland e Standard Chartered.
Em meio aos bancos, há também seis seguradoras: AXA, Aegon, Allianz, Aviva, Zurich e Swiss Re.