Futuros dos EUA operam em leve queda à espera de Bernanke e sinais do QE3

Wall Street também aguarda por indicador de confiança e segunda prévia do PIB para calibrar fechamento da semana

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais contratos futuros sobre índices de ações dos EUA operam em leve queda nesta sexta-feira (26), com S&P 500 e Nasdaq sinalizando abertura com -0,25% e -0,28%.

Investidores de Wall Street estão debruçados ao redor do discurso de Ben Bernanke, previsto para às 11H00, de Brasília, na conferência de Jackson Hole. Sem dúvida, paira no mercado grande ansiedade acerca de um eventual novo plano de alívio quantitativo, já batizado por investidores como QE3 (Quantitative Easing 3).

Porém, analistas veem como remota a possibilidade do presidente do Federal Reserve já anunciar um compromisso mais incisivo com uma nova rodada de estímulo econômico por enquanto, o que seria justificado pela pressão inflacionária.

Continua depois da publicidade

Em compensação, espera-se que Bernanke deixe espaço para um novo estímulo no futuro próximo, além de afirmar que possui outras ferramentas monetárias além de alívios quantitativos.

Indicadores na pauta
Além disso, investidores aguardam a segunda prévia do PIB (Produto Interno Bruto) do segundo trimestre para as 9H30. O impacto do indicador deverá ser apenas marginal, uma vez que usualmente há pouca variação em relação à primeira prévia, e, no atual cenário, o foco recai mais sobre indicadores que reflitam o recente aumento vertiginoso do nervosismo deflagrado no início de agosto.

Neste sentido, há grande expectativa ao redor da divulgação do Michigan Sentiment, prevista para as 10H55, quando Wall Street já estiver em pregão regular. Surpreendemente, espera-se que o indicador, que denotará a confiança do consumidor no mês de agosto aponte 55,8 pontos, frente aos 54,9 pontos de julho, segundo dados compilados pelo portal Briefing.com.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar