Futuros dos EUA operam instáveis mesmo com definição de ajuda à Grécia

Investidores celebram definição sobre crise fiscal, mas indefinição sobre teto da dívida ainda pressiona mercado

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais contratos futuros sobre índices de ações dos EUA operam instáveis na manhã desta sexta-feira (22), apesar da aprovação na última noite de um novo pacote de auxílio à Grécia, uma vez que o assunto teto da dívida ainda paira sobre o mercado.

Finalmente aprovado pelos líderes políticos da Zona do Euro após meses de discussões, o pacote não acaba definitivamente com a crise, mas certamente representa um alívio para o mercado uma vez que também estende a outros países em situação semelhante, como Portugal e Irlanda, melhores condições para rolagem de suas dívidas.

Por outro lado, com uma decisão mais concisa sobre a crise no velho mundo, investidores passam a dar quase que atenção total à necessidade de aumento do teto da dívida norte-americana até 2 de agosto, que segue travada pela disputa política entre republicanos e democratas.

Continua depois da publicidade

O impasse prossegue na medida em que os congressistas dos EUA não conseguem encontrar uma solução de consenso sobre a reestruturação fiscal do país, especialmente acerca do aumento de impostos e de cortes orçamentários, dado que apesar da necessidade de elevar o endividamento no momento, o país busca fortalecer sua situação fiscal de longo prazo.

Resultados
Além disto, investidores ainda acompanham de perto a divulgação de resultados corporativos de peso do segundo trimestre que acontecem a cada minuto antes da abertura do pregão regular.

Por hora, gigantes como General Electirc, Xerox, Verizon e McDonald’s, já apresentaram seus números – todos ligeiramente acima do esperado, e consequentemente, com impacto positivo marginal até o momento.

Continua depois da publicidade

Índice Pontos Valor justo Deve abrir em
S&P 500

1.341,90

1.339,97

-0,04%
Nasdaq

2.405,00

2.400,72

-0,21%