Futuros dos EUA recuam com preocupação sobre a deterioração fiscal na Itália

Escassez de referências locais aumento peso do noticiário europeu; Alcoa inicia temporada de resultados após fechamento

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais contratos futuros sobre índices de ações dos EUA operam em queda na manhã desta segunda-feira (8), iniciando a semana sob pressão especialmente em razão do desenrolar da crise fiscal na Europa, que dessa vez volta seu foco para a Itália.

Mesmo com o país tendo lançado em 2010 um plano de cortes avaliado em € 21,5 bilhões, o mercado questiona a efetividade da implantação do plano italiano, o qual estaria fragilizado por disputas políticas internas.

Frente às preocupações, os principais líderes da União Europeia convocaram uma reunião de emergência para esta tarde, a qual também terá a Grécia como pauta, que está distante de ver uma solução final para sua crise.

Continua depois da publicidade

Com escassez de indicadores relevantes ao longo do dia, o aumento da percepção de risco oriunda do Velho Mundo deve nortear o pregão norte-americano.

Resultados de volta à pauta
Entretanto, investidores já começam a se preparar para receber os números corporativos referentes ao segundo trimestre com o início da temporada de resultados com a divulgação do desempenho da Alcoa após o fechamento desta sessão.

A semana ainda terá a divulgação dos números de peso como JPMorgan Chase e Citigroup, na quinta e sexta-feira, respectivamente, dentre outros de menor relevância.

Continua depois da publicidade

Índice Pontos Valor justo Deve abrir em
S&P 500

1.323,70

1.339,64

-1,35%
Nasdaq

2.378,25

2.402,68 -1,26%