Futuros dos EUA recuam com temores sobre Grécia e à espera de indicadores

Divulgação de dados sobre desemprego, construção, balança comercial e da atividade industrial da Filadélfia pautam mercado

Marcel Teixeira

Publicidade

SÃO PAULO – Os contratos futuros sobre os principais índices de ações nos EUA operam em queda nesta quinta-feira (16), pressionados pelos temores diante da deterioração dos problemas fiscais na Grécia e à espera de indicadores econômicos norte-americanos.

Crise grega preocupa mercados
Na Europa, a indefinição à respeito da votação das medidas de austeridade para a Grécia, em meio a greves e protestos na capital Atenas, aumentaram a apreensão do mercado com a conjuntura da economia grega. O primeiro ministro do país, George Papandreou, anunciou que pretende remodelar o governo, com apoio do parlamento.

Agenda
Já nos EUA, a manhã é marcada pela divulgação de dados sobre pedidos de auxílio-desemprego, casas em início de construção, além dos números da balança comercial norte-americana no primeiro trimestre deste ano, todos a serem divulgados às 9h30, no horário de Brasília.

Continua depois da publicidade

Por sua vez, os números da atividade industrial da Filadélfia no mês de junho serão publicados pelo Federal Reserve às 11h00. O resultado desses índices devem ditar o comportamento do mercado nas aberturas das bolsas, com a expectativa inicial de melhora em relação às divulgações anteriores.

Ataque hacker maior que divulgado
No setor corporativo, as ações do Citigroup caem 0,66% no pré market diante do anúncio de que o ataque de hackers que violou dados de cartões de crédito afetou 360 mil clientes, quase o dobro das estimativas iniciais.

Índice Pontos Valor justo Deve abrir em
S&P 500

1.255,80

1.259,98

-0,33%
Nasdaq

2.202,50

2.205,35 -0,11%