Futuros dos EUA refletem decisão da S&P e iniciam semana em forte queda

Conforme muitos já esperavam, Wall Street é diretamente afetada por corte de rating norte-americano

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais contratos futuros sobre índices de ações dos EUA operam em forte queda nesta segunda-feira (8), afetados diretamente pelo corte de rating dos EUA realizado pela Standard & Poor’s na noite da última sexta-feira.

Segundo, a própria agência, a redução de AAA para AA+, reflete as preocupações com o forte crescimento do déficit fiscal do país. Além disso, a perspectiva para a nota segue negativa, ou seja, um novo downgrade pode ser anunciado dentro de 12 a 18 meses.

Em resposta, o departamento do tesouro norte-americano afirmou que a S&P cometeu um erro de US$ 2 trilhões em suas projeções para o déficit futuro do país. Neste sentido, governos como Rússia, Japão e Coreia do Sul, que controlam fatia considerável da dívida pública norte-americana, reafirmaram confiança na solidez fiscal dos EUA, o que deve segurar uma eventual escalada 

Continua depois da publicidade

Volatilidade é palavra de ordem
Contudo, o mercado de ações segue visivelmente afetado pelo crescimento vertiginoso da aversão ao risco, e a trajetória do pré-market já indica que o início da semana será marcado por forte volatilidade.

A ausência de indicadores relevantes nesta sessão reforça ainda mais o foco na questão fiscal ao longo do dia, principalmente acerca do posicionamento que Fitch Ratings e Moody’s irão tomar frente à decisão da S&P.  

Índice Pontos Valor justo Deve abrir em
S&P 500

1.172,60

1.196,21

-2,10%
Nasdaq

2.139,50

2.192,13

-2,17%