Publicidade
O Ministério da Agricultura informou, em atualização na plataforma oficial às 19h, que um novo foco de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP, vírus H5N1) em ave silvestre foi detectado no Brasil. No total, há 98 casos da doença em aves silvestres no país e dois focos em produção de subsistência, de criação doméstica, somando 100 no total.
De acordo com o ministério, há outras nove investigações em andamento, com coleta de amostra e sem resultado laboratorial conclusivo. Dos casos investigados, um é em criação doméstica em uma galinha em Lucas do Rio Verde (MT), um em galinha em Bonito (MS), outro em galinha em Jerônimo Monteiro (ES) e um em galinha em Iracema (RR).
As notificações em aves silvestres e/ou de subsistência não comprometem o status do Brasil como país livre de IAAP e não trazem restrições ao comércio internacional de produtos avícolas brasileiros, conforme prevê a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA).
Continua depois da publicidade
Há cerca de um mês atrás, o número de casos confirmados estava em 80. O primeiro caso confirmado em criação doméstica ocorreu no dia 16 de julho e o primeiro em aves silvestres no dia 29 de maio.
Estados como São Paulo e Rio Grande do Sul já decretaram estado de emergência por conta do aumento dos casos.