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O Grupo Mateus (GMAT3) informou nesta quarta-feira (10) ter registrado lucro líquido de R$ 240 milhões no primeiro trimestre de 2023 (1T23), o que representa um crescimento de 20,3% frente igual etapa do ano passado.
O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) totalizou R$ 411 milhões no 1T23, um crescimento de 36,1% em relação ao 1T22.
A margem Ebitda atingiu 7% entre janeiro e março deste ano, alta de 0,4 ponto percentual (p.p.) frente a margem registrada em 1T22.
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A receita líquida somou R$ 5,868 bilhões no primeiro trimestre deste ano, crescimento de 28,2% na comparação com igual etapa de 2022.
As vendas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) cresceram 11,3% nos três primeiros meses deste ano, baixa de 1,4 p.p. na comparação com mesmo período de 2022.
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O resultado financeiro líquido foi negativo em R$ 72,8 milhões no primeiro trimestre de 2023, uma elevação de 150,3% sobre as perdas financeiras da mesma etapa de 2022.
O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 1,240 bilhão no primeiro trimestre de 2023, um aumento de 21,3% na comparação com igual etapa de 2022. A margem bruta foi de 21,1% no 1T23, baixa de 1,2 p.p. frente a margem do 1T22.
As despesas operacionais totalizaram R$ 883,5 milhões no período, apresentando uma diluição de 0,9 p.p. em relação ao 1T22. As despesas com vendas aumentaram 21,7% no 1T23, atingindo R$ 778,2 milhões no período, como resultado da forte expansão realizada pela companhia.
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Em 31 de março de 2023, a dívida líquida da companhia era de R$ 135,7 milhões, uma redução de 68,1% na comparação com a mesma etapa de 2022.
O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 0,1 vez em março de 2023, queda de 0,3 vez em relação ao mesmo período de 2022.