Grupo Soma (SOMA3) destaca forte resultado do 3º tri, enquanto aponta incerteza sobre “efeito Copa” para o varejo

CEO afirmou em teleconferência que a empresa está preparada para enfrentar um cenário otimista e outro mais conservador

Felipe Alves

Hering Mega Store (Foto: Divulgação)
Hering Mega Store (Foto: Divulgação)

Publicidade

Em teleconferência na manhã desta terça-feira (8) após a divulgação do balanço, Roberto Luiz Jatahy Gonçalves, CEO do Grupo Soma (SOMA3) ressaltou que a empresa “apresentou mais um forte resultado no terceiro trimestre de 2022” e conquistou resultados recordes no período. Segundo ele, a demanda do setor para 2022 foi muito maior do que o previsto anteriormente. “Mesmo com base de comparação mais forte versus 2021 e os desafios da cadeia, temos conseguido atender à demanda e crescer de forma sustentável”, pontuou.

As ações do Grupo Soma subiam 1,77%, a R$ 14,38, às 13h24 (horário de Brasília) desta terça-feira (8). A XP destacou os números da companhia como sólidos, com as vendas líquidas consolidadas do grupo em alta de 35% na base anual, com a Farm (alta de 44%), Farm Global (avanço de 65%) e Hering (alta de 26%) sendo os principais destaques, embora todas as marcas tenham apresentando um sólido crescimento de receita na casa de dois dígitos. Olhando para os canais, o atacado foi o canal com maior crescimento no trimestre (avanço de 40%), seguido pelo varejo físico.

Olhando para a rentabilidade do grupo, aponta a XP, a margem bruta do “Grupo Soma ex-Hering” se manteve em patamares elevados, em 68% (avanço de 0,9 ponto percentual na comparação anual, mesmo em meio a um ganho de participação do atacado (3 pontos percentuais acima frente o 3T21), com Animale e Maria Filó contribuindo positivamente com as margens, enquanto Hering foi novamente um destaque, entregando uma margem bruta estável.

Continua depois da publicidade

Para 2023, o Grupo Soma continua bastante otimista. O CEO disse em teleconferência que não vê que houve um pico pontual de consumo nos últimos trimestres, mas sim um consumo de forma sustentável, e que deve continuar a crescer nos próximos períodos. “A margem bruta segue a trajetória de expansão tanto do Grupo Soma ex-Hering quanto com a Hering”, afirmou ele.

Resultados recordes de Hering

A empresa tem avançado nos projetos estruturantes da Hering, conforme o planejado. Segundo Jatahy, a Hering registrou recorde histórico de receita bruta com expansão de margem bruta no 3T22. Ele diz que a empresa tem feito compras estratégicas de matéria-prima, como uma recente compra grande de algodão, visando a melhoria de margens para os próximos trimestres.

As megalojas da Hering têm apresentado grande evolução e serão alavancas importantes da companhia, segundo Jatahy. A projeção é fechar 2022 com 25 megalojas da Hering e 50 até o fim do próximo ano. As megalojas registraram 125% de faturamento versus 2021, e 27% maior ticket médio versus 2021. “Estou cada vez mais seguro das alavancas que estamos mexendo, na imagem de marca e de números operacionais. Seguimos bastante otimistas com o plano estratégico para os próximos anos”, afirmou o diretor.

Continua depois da publicidade

Apesar disso, a Hering tem “fortes desafios na questão de sourcing”, mas mesmo assim o CEO pontua que a companhia tem entregado bons resultados. De acordo com Jatahy, há “alavancas importantes para a Hering, mas estamos fazendo isso passo a passo”. O atacado é o canal que a empresa vê como maior oportunidade de crescimento para a Hering.

Expectativa com a Copa do Mundo

Para o fim deste ano, o Grupo se prepara para cenários distintos em relação à Copa do Mundo. Segundo o CEO Roberto Luiz Jatahy Gonçalves ainda há “dúvidas sobre os impactos da Copa do Mundo” no setor varejista. Mas ele afirma que a empresa está preparada com estoques e políticas de Black Friday para enfrentar um cenário otimista e também outro mais conservador.

Um dos desafios da empresa é diminuir o outsourcing (terceirizações), que hoje está em 27%, o que gera impactos importantes na margem bruta. O CEO diz que a empresa percebe certa descompressão no mercado, mas sem clareza se isso vem do mercado nacional, internacional ou da desaceleração como um todo. “Mas vemos oportunidade de reverter esse quadro para 2023”, destaca.

Continua depois da publicidade

No segmento internacional, o Grupo segue focado em expandir a Farm Global. Para fortalecer entrada na Europa, a empresa está fechando dois contratos, em Londres e Paris, para ancorar o crescimento na região. Segundo o CEO, há um esforço grande para abrir mais lojas físicas da Farm Global e trazer a transição do digital para o físico de forma mais célere.