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O Grupo Soma (SOMA3) divulgou seus resultados do terceiro trimestre de 2023 na noite desta quarta-feira (8). Dentre os principais dados, o lucro líquido ajustado ficou em R$ 96,1 milhões, com redução de 6,7% em relação ao mesmo período de 2022. A margem líquida ajustada ficou em 7,0%, com perda de 1 ponto percentual na comparação anual.
O lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações (Ebitda, na sigla em inglês) apresentado ficou em R$ 213 milhões, com redução de 0,5% em relação ao terceiro trimestre de 2022. A margem, desse caso, ficou em 15,6% e teve contração de 1 p.p. na comparação anual.
A explicação da queda foi a pressão ligeira da margem bruta e o impacto das despesas pré-operacionais associadas ao início da operação da FARM Global na Europa. Dentre essas despesas, a companhia destacou perdas com ineficiência fiscal, com pontos como a duplicação do imposto de importação da FARM Global, no Reino Unido, e a ineficiência operacional, com a mudança do centro de distribuição da Holanda para a Bélgica.
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“É importante ressaltar que desde a entrada na Europa essa mudança está mapeada e, no 2S23, portanto antes do previsto, atingimos o volume necessário para fazermos essa transição. No entanto, no curto prazo, essa ineficiência tem trazido uma despesa duplicada com dois CDs [centros de distribuição], bem como maiores despesas de fretes”, destaca a companhia.
A receita bruta atingida ficou em R$ 1,6 bilhão, com alta de 5% em relação ao ano anterior enquanto o lucro bruto ficou em R$ 787,9 milhões, com crescimento de 5% na comparação anual.
A receita líquida totalizou R$ 1,364 bilhão, alta de 5,8% com relação ao resultado apurado no terceiro trimestre de 2022.
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O resultado financeiro da companhia no trimestre foi negativo em R$ 39,8 milhões, ante um resultado também negativo de R$ 49 milhões em igual período de 2022.
“Nesses períodos de desaceleração, adotamos uma abordagem cautelosa respeitando o estágio de crescimento sustentável de cada marca, além de mantermos um cuidado especial com a nossa geração de caixa e com o correto dimensionamento dos estoques”, afirma o Grupo Soma, no release de resultados.
No terceiro trimestre, a base ativa ex-Hering cresceu 4,6% ante um ano e atingiu 1,7 milhão de clientes. “Esta expansão é explicada principalmente pelo aumento da base ativa do canal digital, que cresceu 10,1% em relação ao mesmo trimestre do ano anterior”, afirma.
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A base ativa da Hering cresceu 2,5% em relação ao terceiro trimestre de 2022 o que, combinada ao Grupo Soma, totaliza 5,5 milhões de clientes.
Os investimentos de janeiro a setembro totalizaram R$ 177,0 milhões, com destaque para os investimentos em tecnologia e abertura e reforma de lojas.
A companhia registrou uma geração de caixa de R$ 40,4 milhões no 3T23, 94,2% superior ao mesmo trimestre de 2022, o que contribuiu para a desalavancagem da companhia. A geração operacional totalizou R$ 176,4 milhões, equivalentes a 11,2% da receita bruta.
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O Grupo Soma encerrou o 3T23 com caixa de R$ 175,9 milhões e uma dívida líquida de R$ 859,6 milhões, atingindo 1,3x no indicador dívida líquida/Ebitda ajustado dos últimos doze meses.
“Vale enfatizar que nesses períodos de desaceleração, adotamos uma abordagem cautelosa, respeitando o estágio de crescimento sustentável de cada marca, além de mantermos um cuidado especial com a nossa geração de caixa e com o correto dimensionamento dos estoques”, reforça a companhia.
(com Estadão Conteúdo)