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SÃO PAULO – O noticiário corporativo desta quinta-feira (22), na volta do feriado, tem como destaque a precificação da oferta de ações da Hapvida, dados do IRB do primeiro bimestre de 2021, a repercussão da compra de 70% das ações do Grupo Uni.co pela Lojas Americanas, entre outros.
Os investidores também devem repercutir o desempenho dos ADRs no feriado (veja mais clicando aqui).
Confira mais destaques abaixo:
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Hapvida (HAPV3)
A Hapvida precificou na terça-feira oferta de ações com esforços restritos a R$ 15 por papel, de acordo com fato relevante da companhia à Comissão de Valores Mobiliários (CVM), em operação que movimentou R$ 2,7 bilhões.
O preço representa um desconto de 1,8% em relação ao fechamento da ação na terça, de R$ 15,28.
No follow on, que teve como coordenadores BTG Pactual, Bank of America, Itaú BBA, XP, Credit Suisse e Citi, houve colocação primária de 135 milhões de novas ações e secundária de 45 milhões de papéis, incluindo as ações adicionais.
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Após a oferta, o capital social da Hapvida passou para R$ 7,85 bilhões, dividido em 3.849.929.530 ações.
Os recursos líquidos da oferta primária serão destinados a investimento na estrutura atual da companhia e de empresas recém adquiridas e/ou em processo de fusão/aquisição, bem como financiamento de potenciais fusões e/ou aquisições futuras.
Alupar (ALUP11)
A Alupar, que atua nos segmentos de transmissão e geração de energia elétrica, precificou na terça-feira oferta secundária de units com esforços restritos a R$ 25,50 cada, segundo fato relevante à Comissão de Valores Mobiliários (CVM).
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O fundo de investimentos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) vendeu sua participação de 12% na companhia e levantou 896,7 milhões de reais na operação.
Lojas Americanas (LAME4)
As Lojas Americanas anunciaram na terça, a compra de 70% das ações do Grupo Uni.co, dono das marcas Puket, Imaginarium, MinD e Lovebrands. A aquisição foi feita por meio da subsidiária IF Capital e prevê a compra da fatia restante da companhia 30% em um prazo de três anos. O valor da operação não foi revelado.
Com a aquisição, o objetivo das Lojas Americanas é aumentar a presença em segmentos de maior frequência de compras, como moda, acessórios, presentes e design.
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O Grupo Uni.co atua no varejo físico e virtual por meio de uma estratégia omnichannel, de integração de canais físicos e digitais. Atualmente, são 440 franquias das marcas da empresa, que são especializadas no segmento de fun design, que engloba itens de decoração e vestuário com design criativo.
Na avaliação da XP, a transação é positiva para a Americanas por garantir a entrada em novas categorias (Puket com moda infantil e Imaginarium com presentes). Além disso, os analistas destacaram a experiência da Uni.co em criação, o que “pode alavancar o desenvolvimento das marcas próprias da Americanas”. No entanto, destacam que a operação ficará mais complexa. Saiba mais clicando aqui.
Gerdau (GGBR4)
A Gerdau informou que vai retomar as operações de produção de aço na unidade de Araucária (PR) no segundo semestre deste ano, reflexo do cenário positivo para a demanda por aço no Brasil, principalmente dos setores da construção civil, infraestrutura e indústria. O investimento para o reinício das atividades na usina é da ordem de R$ 55 milhões.
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Com capacidade anual de produção de 420 mil toneladas de aço bruto, a unidade, hibernada desde 2014, terá suas atividades retomadas gradualmente, com os volumes ajustados em linha com a evolução do mercado nacional. Com isso, serão gerados cerca de 300 novos postos de trabalho diretos e indiretos.
“Estamos otimistas com as boas perspectivas apresentadas para o mercado doméstico. Com o reinício da produção, a empresa visa seguir atendendo o aumento da demanda por aços longos no Brasil, bem como otimizar o fornecimento de produtos aos clientes em todo o País em associação às capacidades já existentes”, afirma Marcos Faraco, vice-presidente da Gerdau.
Oi (OIBR3;OIBR4)
A Oi , atualmente em recuperação judicial, propôs aos acionistas duas reorganizações em sua estrutura societária necessárias para levar adiante o plano de recuperação. A empresa quer autorização para incorporar a Telemar, que atualmente detém licenças para telefonia fixa e serviços multimídia junto à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), e para cindir e incorporar uma parte da Brasil Telecom Comunicação Multimídia (BTCM).
Segundo a Oi, os movimentos são necessários para tocar o plano de recuperação judicial da tele. Após um aditamento feito no ano passado, o plano prevê a divisão da Oi com a venda de parte de seus ativos, e que a empresa ficará como sócia na InfraCo, unidade de fibra ótica. Parte das demais verticais, como a Oi Móvel, já foi vendida.
Na incorporação da Telemar, a Oi propõe extinguir ações ordinárias e preferenciais da empresa, mas uma parcela de 30.595.616 papéis preferenciais de classe A será substituída por 644.019.090 ações ordinárias da Oi, que serão emitidas especialmente para esse fim e mantidas em tesouraria. Segundo a Oi, essa emissão não alterará seu capital social, porque o patrimônio da Telemar já está em seu próprio balanço.
A Oi terá de emitir os novos papéis porque as ações em questão da Telemar estão empenhadas em favor da portuguesa Pharol. Elas são a garantia do cumprimento de uma obrigação que a Oi contraiu após receber um aporte de ativos da Pharol em 2014. Com isso, as novas ações da Oi também servirão de garantia à Pharol.
Essa incorporação, porém, depende da transferência à Oi, por parte da Anatel, de licenças de operação de telefonia fixa e conexão multimídia que hoje, estão registradas em nome da Telemar. Se a incorporação for aprovada antes da transferência, a dissolução da Telemar ocorrerá após a troca da titularidade das licenças.
IRB (IRBR3)
O IRB (IRBR3) teve lucro líquido de R$ 20,8 milhões em fevereiro de 2021 ante um lucro líquido em fevereiro de 2020 de R$ 700 mil, segundo relatório mensal enviado à Superintendência de Seguros Privados (Susep).
No acumulado do bimestre, o lucro líquido acumulado de R$ 38,8 milhões ante um prejuízo líquido no mesmo período de 2020 de R$ 131,3 milhões.
O ressegurador registrou prêmio emitido de R$ 528,6 milhões em fevereiro de 2021, uma redução de 12,3% em relação a fevereiro de 2020, sendo R$ 255,8 milhões no Brasil e R$272,7 milhões no exterior. Com redução de 5,4% no Brasil em relação a fevereiro de 2020 e redução de 17,9% no exterior no mesmo conceito.
Já no bimestre, o prêmio emitido atingiu R$ 1,342 bilhão, crescimento de 9,2% em relação ao mesmo período de 2020, sendo R$ 719,7 milhões no Brasil e R$ 622,5 milhões no exterior, crescimento de 46,7% e redução de 15,7% respectivamente, em relação ao mesmo período de 2020.
De acordo com o IRB, a redução no exterior está em linha com a estratégia de re-underwriting amplamente divulgada pela companhia.
Veja mais clicando aqui.
Petrobras (PETR3;PETR4)
A Petrobras comunicou na última terça à noite os termos da transação feita com a União em relação às compensações que serão pagas à estatal referentes aos contratos de partilha do pré-sal nos campos de Atapu e Sépia.
Essa compensação refere-se aos investimentos feitos pela estatal para a exploração nos dois campos.
Pelo acordo feito entre a Petrobras e a Pré-Sal Petróleo (PPSA, empresa vinculada ao Ministério de Minas e Energia), firmado em 9 de abril, a compensação antes de impostos é de US$ 3,253 bilhões para o Campo de Atapu e US$ 3,200 bilhões para o Campo de Sépia.
Esse valor poderá ser complementado a cada ano, entre 2022 e 2032, caso o preço do petróleo tipo Brent atinja média anual superior a US$ 40 por barril até o limite de US$ 70 por barril.
Cyrela Commercial Properties (CCPR3)
A Cyrela Commercial Properties (CCP) anunciou a assinatura de um memorando de entendimento não vinculante (MOU) com a XP Vista Asset Management, que consiste na venda da participação em três shoppings centers por R$ 265 milhões.
De acordo com o memorando, esses ativos serão transferidos, de forma direta ou indireta, para a XP Vista Asset. A transação consiste em 31,59% do Shopping D e 7% do Shopping Cidade de São Paulo, ambos na capital paulista, e de 40% do Shopping Estação BH, em Belo Horizonte (MG).
A operação está sujeita a determinas condições, como a aprovação de autoridades públicas e da realização, pela XP, de diligência legal, contábil e financeira dos ativos e das partes envolvidas.
O memorando prevê ainda que pelo prazo de 90 dias, prorrogável por mais 30 dias, a Cyrela se comprometa a negociar com a XP de forma exclusiva quaisquer transações envolvendo esses três shoppings.
Helbor (HBOR3)
A Helbor registrou vendas líquidas R$ 321,7 milhões no primeiro trimestre do ano, segundo prévia operacional divulgada na terça à noite. Esse valor representa uma queda de 8,4% na comparação com igual período de 2020.
As vendas de lançamentos totalizaram R$ 124,6 milhões entre janeiro e março e são referentes a apenas um empreendimento (Helbor Patteo Klabin).
Eztec (EZTC3)
A construtora Eztec anunciou o lançamento do Dream View Sky Resort, localizado na zona Leste de São Paulo. O empreendimento terá 420 unidades de médio padrão, com um VGV de R$ 252,7 milhões.
O VGV é o valor potencial de venda de todas as unidades de um determinado empreendimento.
JBS (JBSS3)
A J&F Investimentos anunciou na terça-feira que Aguinaldo Gomes Ramos Filho é o novo diretor-presidente da holding que controla o frigorífico JBS e a Eldorado Brasil Celulose, entre outros negócios. O executivo substitui José Antônio Batista Costa, que estava no cargo desde fevereiro de 2017.
Ramos Filho ocupou por três anos, até fevereiro de 2021, a presidência da Eldorado. O executivo também já havia presidido as operações da JBS Paraguai e JBS Uruguai. Além disso, é membro do Conselho de Administração da JBS.
Batista da Costa é neto do fundador do grupo, José Batista Sobrinho, e acumulava a presidência da J&F com a do PicPay, carteira digital do Banco Original, que também pertence ao grupo.
A J&F registrou receita líquida de R$ 276 bilhões em 2020 e contava com 264 mil colaboradores.
Localiza (RENT3), Movida (MOVI3) e Unidas (LCAM3)
A XP iniciou a cobertura do setor de Aluguel de Carros com recomendação de compra para a Localiza, com preço-alvo de R$ 76, frente aos R$ 61,78 de fechamento da véspera.
Também mantém recomendação de compra para a Movida, com preço-alvo de R$ 23, frente aos R$ 17,12 da véspera. E também para a Unidas, com preço-alvo de R$ 34, frente a R$ 25,49.
A XP vê tendência de consolidação no mercado de aluguel de carros, que continua a crescer. Também vê um bom momento para os segmentos de terceirização de frota e vendas de seminovos.
Ainda no radar das companhias, reportagem do Estadão destaca que a união da Localiza e Unidas ganhou a oposição dos motoristas de aplicativos.
Representantes de condutores de serviços como Uber e 99 estão preocupados com o impacto para a categoria. De acordo com a Associação dos Motoristas de Aplicativos de São Paulo (Amasp), 25% dos motoristas dirigem carros alugados no Estado. O temor é de que a fusão diminua a concorrência e aumente o preço da locação para os motoristas, reduzindo a oferta de transporte ou encarecendo o valor da corrida para os usuários. Veja mais clicando aqui.
São Martinho (SMTO3)
A XP também iniciou a cobertura para São Martinho com recomendação de compra e preço-alvo de R$ 38 por ação, representando um potencial de alta de 17% em relação ao fechamento de terça-feira.
“Em nossa opinião, a empresa tem uma execução agroindustrial impecável e está pronta para desfrutar do bom momento pelo qual vem passando o setor de Açúcar e Etanol”, destacam os analistas.
Locaweb (LWSA3)
A Locaweb celebrou contrato compra e venda com a Organisys Software (Bling e Contrato Bling), para a compra da totalidade de seu capital social pela empresa.
A operação é de aproximadamente R$ 524,3 milhões de reais e está sujeito, ainda, a determinados ajustes de dívida líquida e capital de giro.
O Bling é um sistema de gestão online, para o segmento de e-commerce e micro e pequenas empresas –MPEs, com mais de 200 integrações, que oferece soluções no modelo SaaS para negócios físicos, virtuais ou híbridos.
A Locaweb também fez a celebração do contrato de compra e venda para a compra da totalidade das ações de emissão da Pagcerto Soluções, empresa que atua por meio de uma plataforma white labelde subadquirência e BaaS (banking as a service), serviços estes que serão integrados e aproveitados pelo Bling.
Multiplan (MULT3)
A Multiplan anunciou a retomada das atividades dos shopping centers da cidade de Belo Horizonte, em horário de funcionamento reduzido, a partir desta quinta.
A retomada das operações em Belo Horizonte marca a reabertura de 100% do portfólio, com os 19 shopping centers da companhia operando simultaneamente – ainda que com restrições diversas.
Pacaembu
A incorporadora Pacaembu, especializada em empreendimentos residenciais populares, divulgou sua prévia operacional referente ao primeiro trimestre do ano. Nesse período, a companhia lançou oito empreendimentos, totalizando 1.493 unidades. Entre janeiro e março de 2020, foram quatro lançamentos (213 unidades).
Esses lançamentos representam um VGV de R$ 214,2 milhões, dez vezes (913,4%) o montante registrado no primeiro trimestre do ano passado. O VGV é o valor potencial de venda de todas as unidades dos empreendimentos lançados.
As vendas líquidas atingiram R$ 113 milhões, queda de 17,1% na comparação com igual período de 2020. A empresa conta com 1.357 unidades em estoque, o equivalente a R$ 194,3 milhões. A maior parte desse estoque (99,4%) é formada por unidades em construção.
Braskem (BRKM5)
A Braskem prestou esclarecimentos sobre a venda da participação da Novonor (novo nome da Odebrecht) na companhia. A construtora, em recuperação judicial, tem uma fatia de 50,1% na empresa petroquímica. O posicionamento ocorre após reportagem do jornal O Estado de São Paulo relatar o interesse do fundo Mubadala na operação.
A venda da participação da Novanor foi anunciada em agosto de 2020. Segundo a Braskem, a Novanor informou que ainda não há “discussões específicas ou avançadas com qualquer investidor em particular”.
Aegea
A empresa de saneamento Aegea anunciou a liquidação de sua 7ª emissão de debêntures simples não conversíveis em ações.
A operação tem prazo de vencimento em seis anos e movimentou R$ 400 milhões. Os recursos, segundo a empresa, serão destinados à realização de investimentos e reforço de caixa.
Vamos (VAMO3)
A Vamos, empresa de locação de caminhões, informou que o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou a compra da Monarca Máquinas e Implementos Agrícolas, anunciada em 18 de março.
A Monarca é uma rede de 15 concessionárias da marca Valtra com presença no Mato Grosso.
CCR (CCRO3)
O Consórcio Via Mobilidade, liderado pela CCR, venceu na terça-feira o leilão para concessão das linhas das linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM), com oferta de R$ 980 milhões, um ágio de cerca de 202% sobre o valor mínimo.
A concessão e prevê investimentos de R$ 3,35 bilhões ao longo do contrato de 30 anos, sendo R$ 2,6 bilhões nos primeiros seis anos. A concessão prevê modernização de 35 estações; construção de duas novas e a compra de frota de mais de 30 composições novas.
O governo paulista assume a obrigação de concluir obras de extensão da Linha 9 até Varginha e fazer adequações nas estações Morumbi (integração com Linha 17-Ouro), Santo Amaro (integração com Linha 5-Lilás) e Carapicuíba (ligação com Boulevard).
O Bradesco BBI destacou que a alocação de capital pode adicionar R$ 0,4 em valor à CCR. Além disso, duas concessões de aeroportos adicionadas em abril podem elevar o valor da empresa em mais R$ 1,5.
Em 29 de abril, cabe ressaltar, o governo federal vai leiloar a concessão de pedágio da BR 153, entre Goiás e Tocantins. O banco mantém avaliação de outperform para a CCR, com preço-alvo de R$ 18, frente aos R$ 12,42 atuais. O Credit Suisse também ressaltou a vitória da CCR sobre a CPTM. O banco mantém avaliação de outperform e preço-alvo de R$ 21,50.
Ambev (ABEV3)
A Heineken, segunda maior cervejaria do mundo, teve um desempenho melhor do que o esperado no início de 2021, já que o aumento nas vendas de cerveja na África e na Ásia compensou uma queda acentuada na Europa. O fabricante das cervejas Heineken, Tiger e Sol manteve sua perspectiva de que o impacto da pandemia Covid-19 foi significativo e os mercados devem melhorar gradualmente no segundo semestre, dependendo do avanço da vacinação.
A cervejaria holandesa vendeu 50,3 milhões de hectolitros de cerveja no primeiro trimestre, estável ante mesma etapa do ano passado. A previsão média em uma pesquisa compilada pela empresa era de um declínio de 5%.
O lucro líquido no primeiro trimestre foi de 168 milhões de euros, quase 80% maior do que no ano anterior, mas mais de 40% menor do que o de 2019, com a fraqueza europeia compensada por outras regiões e o controle de custos ajudando.
Por outro lado, as vendas no Brasil, levando em conta todas as marcas de cerveja da companhia, caíram entre 4% a 6%. A Heineken não deu mais detalhes sobre o dado, afirmando apenas que opera atualmente no país com capacidade máxima, já que as marcas “premium” continuam com um desempenho superior. A marca Heineken, diz a empresa, cresceu cerca de 20% no mercado brasileiro.
O Credit Suisse comentou a redução nos volumes da Heineken no Brasil no primeiro trimestre. O banco diz que o resultado é positivo para a Ambev, e sugestivo de fortes ganhos de ações. Na véspera, dia de feriado no Brasil, os ADRs da Ambev subiram 2,10%.
O Bradesco BBI, por sua vez, aponta que os resultados da Heineken não mudam a visão em relação aos números da Ambev, a ser divulgado em 6 de maio. Isso ocorre porque as restrições de capacidade da Heineken, que impactaram negativamente seus resultados no Brasil (e provavelmente beneficiou a Ambev), eram já esperados pelo mercado e sustentam a visão de estimativa dos volumes de cerveja da Ambev no Brasil aumentando 15% no primeiro trimestre (o que acreditam estar amplamente em linha com as expectativas do mercado). A recomendação do BBI segue neutra, com preço-alvo de R$ 15,50 por papel.
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