Ibovespa reduz ritmo de alta após Fed não anunciar pacote de estímulo à economia

Ibovespa passou de 3,52% a 0,21% em menos de 15 minutos; mesmo movimento é observado nos índices norte-americanos

Fernando Ladeira

Publicidade

SÃO PAULO – Minutos após o Fomc (Federal Open Market Committee) anunciar a manutenção da taxa básica de juro dos EUA no atual patamar até 2013 e não sinalizar para nenhum pacote de estímulo à economia do país, o Ibovespa reduziu os ganhos desta terça-feira (9), ao passo que os principais índices acionários norte-americanos já passaram ao campo negativo.

Havia a expectativa por parte do mercado de que o Federal Reserve anunciasse um novo programa de alívio quantitativo no mesmo comunicado sobre a taxa báscia de juro do país, ao passo que analistas já indicavam que tal expectativa poderia não se concretizar e as bolsas, mais uma vez, inverteriam o sinal para negativo.

Anúncio do Fed abala mercados
Assim, o Ibovespa, que havia chegando a uma alta de 3,52% às 15h19 (horário de Brasília), nos minutos posteriores seguiu uma trajetória de queda e reduziu o ritmo de alta para 0,21% às 15h42, logo após o anúncio por parte do Fomc. No entanto, segundo dados das 16h, o índice acumula variação positiva de 1,40% nesta terça-feira.

Continua depois da publicidade

Enquanto isso, os principais índices acionários dos EUA, que também registraram forte alta nesta sessão, passaram ao campo negativo momentos após o anúncio. Segundo cotação das 16h, o índice Dow Jones e o S&P 500 marcam recuo de 1,13% e 0,58%, respectivamente, ao passo que o Nasdaq avança 0,05%.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar