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A IMC (MEAL3), dona da rede Frango Assado, Viena e outras, reportou lucro líquido de R$ 122,6 milhões no 4T22, majoritariamente em função do ganho de capital auferido na venda das operações no Panamá, a despeito do aumento nas despesas financeiras em função da elevação da taxa básica de juros, revertendo o prejuízo de R$ 41,7 milhões apresentado no 4T21. No ano o lucro líquido foi de R$ 72,7 milhões, igualmente revertendo o prejuízo de R$80,4 milhões no ano anterior.
O lucro antes juros, impostos, depreciação e amortização (Ebitda, na sigla em inglês) ajustado totalizou R$ 114,1 milhões no 4T22, um crescimento de 274,3% em relação ao 4T21.
Segundo relatório, o desempenho foi impulsionado pelo crescimento da receita e eficiência no controle de custos e despesas em todas as operações, além do benefício do ressarcimento de verbas previdenciárias pelo governo americano durante o período da pandemia (ERTC – Employee Retention Tax Credit) no valor liquido de R$31,1 milhões.
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A margem Ebitda ajustada atingiu 20,2% entre outubro e dezembro, alta de 14,6 pontos percentuais (p.p.) frente a margem registrada em 4T21.
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A receita líquida somou R$ 564,3 milhões no quarto trimestre deste ano, crescimento de 3,6% na comparação com igual etapa de 2021.
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As vendas mesmas lojas (SSS, na sigla em inglês) cresceram 3,9% entre outubro e dezembro do ano passado, uma retração de 47 p.p. na comparação com o mesmo período de 2021.
O lucro bruto atingiu a cifra de R$ 170,1 milhões no quarto trimestre de 2022, um aumento de 1,5% na comparação com igual etapa de 2021. A margem bruta foi de 30,1% no 4T22, baixa de 0,6 p.p. frente a margem do 4T21.
As despesas gerais e administrativas somaram R$ 97,5 milhões no 4T22, um crescimento de 104,1% em relação ao mesmo período de 2021.
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O número de lojas passou de 565 no 4T21 para 559 no 4T22.
Em 31 de dezembro de 2022, a dívida líquida da companhia era de R$ 253,1 milhões ante R$ 269,4 milhões da mesma etapa de 2021.
O indicador de alavancagem financeira, medido pela dívida líquida/Ebitda ajustado, ficou em 1,5 vez em dezembro de 2022, queda de 1,4 p.p. em relação ao mesmo período de 2021.