“Índice do medo” atinge sua mínima em 5 anos; é hora de comprar ações?

Pontuação atual do VIX mostra que o mercado está menos preocupado com questões imediatas, mas analista diz que isso não é um indicativo bom para montar posições em bolsa

Felipe Moreno

Publicidade

SÃO PAULO – Talvez tão importante quanto saber em que se posicionar no mercado é saber quando. Alguns indicadores nos ajudam a avaliar o momento: um deles é o índice VIX, que mede a volatilidade das opções negociadas na bolsa de Chicago, utilizado na prática para medir o “medo” no mercado. Atualmente, esse índice opera por volta dos 13,30 pontos, seu menor patamar nos últimos 5 anos.

Isso é sinal de que o mercado está menos preocupado com questões imediatas, fazendo com que os preços das ações no S&P 500, um dos principais índices de ações dos EUA, flutuem de maneira menos agressiva – o que se reflete nas opções de ações que compõem o VIX. Em outras palavras: o mercado está mais “calmo” – ou, pelo menos, mais conformado – com a situação macroeconômica mundial.

Mas isto significa então que é hora de comprar ações? Para Henri Evrard, analista da Infinity Asset, uma coisa não tem nenhuma relação com a outra. “Não há nada que o VIX esteja te falando que o preço das ações também não te fale”, afirma. Ele vê uma correlação inversa entre o VIX e o mercado acionário brasileiro, representado pelo Ibovespa: enquanto o primeiro sobe, o segundo cai – e vice-versa.

Continua depois da publicidade

Dá para usar como balisador para compra?
“Esse índice representa um pouco o apetite de risco, mas não dá para tomar uma decisão baseada nisso, isso muda muito de uma hora para outra”, afirma o analista. Ele destaca que o VIX atingiu patamares próximos aos atuais em março de 2012, justamente quando o Ibovespa marcava suas máximas do ano passado.

“Hoje o VIX está nas mínimas novamente com a bolsa em alta, mas isso não representa nada sobre se é hora de comprar ou vender”, diz o analista. Para ele, se o VIX está nas mínimas ou não, é interessante saber, mas o processo de tomada de decisão não se deve basear nele – e aí outras ferramentas podem ser mais interessantes, como a análise fundamentalista ou análise técnica. 

Até por que, o humor do mercado é volátil por natureza, diz Evrard: em 2008, o próprio VIX estava em patamares considerados baixos até a crise explodir com a quebra do Lehman Brothers. “Tudo pode mudar a qualquer momento”, finaliza. 

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar