Interrompendo sequência de baixas, preço dos Treasuries fecha semana em alta

Indicadores ruins não afetam demanda por títulos públicos, uma vez que corte no rating espanhol afugenta investidores da Europa

Anderson Figo

Publicidade

SÃO PAULO – Interrompendo uma sequência de duas baixas consecutivas, o preço dos Treasuries encerrou a sessão desta sexta-feira (28) em alta. Os indicadores ruins não afetaram a demanda por títulos públicos norte-americanos, uma vez que o corte no rating espanhol afugentou os investidores da Europa. Os Yields das notas de 10 anos – principal referência aos investidores – registraram o menor patamar de maio.

A Espanha teve seu rating rebaixado de “AAA” para “AA+” pela Fitch Ratings, que avaliou os encargos da dívida do país e previu uma diminuição na taxa de crescimento econômico do páis no médio prazo. Apesar da expectativa negativa, após a ação de rating, a perspectiva para as notas de crédito espanholas manteve-se em “estável”.

Nos Estados Unidos, o núcleo do índice de preços PCE (Personal Consumption Expenditures) registrou alta de 0,1% durante o mês de abril, em linha com as expectativas dos analistas. No mesmo sentido, a renda dos norte-americanos avançou 0,4%, como previsto pelo mercado. Já os gastos da população não apontaram variação em abril, decepcionando expectativas de um avanço de 0,3%. 

Continua depois da publicidade

Por fim, a confiança do consumidor norte-americano medida pela Universidade de Michigan subiu para 73,6 pontos, acima dos 73,2 esperados. Já o Chicago PMI, que mede a atividade industrial da região, atingiu 59,7 pontos, abaixo das expectativas de 60 pontos.

Yields
Os títulos de 10 anos do Tesouro norte-americano, principal referencial de juros a longo prazo nos EUA, fecharam esta sexta-feira com rendimento de 3,29%. Por sua vez, os títulos de 5 anos rendiam 2,09% e os de 30 anos 4,21%.

No fechamento de quinta-feira os rendimentos dos principais títulos do tesouro norte-americano foram 3,35%, 2,18% e 4,24% respectivamente, como mostra a tabela abaixo:

Continua depois da publicidade

Título % Atual % Anterior Diferença
5 anos 2,09 2,18 -0,09
10 anos 3,29 3,35 -0,06
30 anos 4,21 4,24 -0,03