Investindo em renda fixa na Bolsa de Valores: conheça o BovespaFix

Sistema visa oferecer um ambiente mais transparente e líquido para a negociação de títulos de renda fixa privada

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Muita gente desconhece, mas na Bolsa de Valores de São Paulo, a Bovespa, não são negociados apenas títulos de renda variável. Desde 2001 existe também a opção em investir, através da Bovespa, em títulos de renda fixa emitidos por diversas empresas brasileiras.

O Bovespa Fix, oferecido pela bolsa de valores e pela CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) desde abril de 2001, é um ambiente integrado para a negociação, liquidação e custódia de títulos de renda fixa privada. Ele nasceu acompanhando a tendência mundial de crescimento do uso de sistemas eletrônicos.

O objetivo é oferecer aos emissores e demais participantes um ambiente mais transparente e líquido para a negociação desses ativos, além de contribuir para o desenvolvimento de alternativas de financiamento para as empresas brasileiras.

Continua depois da publicidade

Várias alternativas na renda fixa

Na BovespaFix são negociados diversos ativos de renda fixa, com destaque para as debêntures, que são títulos emitidos por empresas privadas, as notas promissórias, os CRI, ou Certificados de Recebíveis Imobiliários, além de vários tipos de Fundos de Direitos Creditórios, baseados em fluxos como créditos consignados, por exemplo.

Os negócios são realizados por meio de um sistema eletrônico. Como foi desenvolvido para o mercado de renda fixa, o Bovespa Fix leva em consideração as características desse mercado, como, por exemplo, a possibilidade de negociação por taxa.

Um dos benefícios apontados é a transparência. As ofertas são disseminadas para o mercado e os preços de fechamento são divulgados em tempo real.

Continua depois da publicidade

Liquidação e Custódia

No lado da liquidação, a vantagem que é apontada é que as operações realizadas no Bovespa Fix podem ser liquidadas em duas modalidades: bruta ou por saldo líquido multilateral. No primeiro caso, as operações são liquidadas uma a uma, com transferência de reservas por meio de mensageria do STR (Sistema de Transferência de Reservas) do Banco Central.

Já no segundo caso, a liquidação é processada pelo saldo líquido multilateral de títulos e recursos, otimizando a utilização das reservas bancárias com a conseqüente redução do custo de oportunidade.

Sobre a custódia, também aparecem vantagens. Todas as movimentações são processadas em tempo real. A CBLC oferece aos emissores relatórios com informações das posições registradas em custódia. Outra característica é que todos os títulos são mantidos na forma de registros eletrônicos em nome do investidor final.

Continua depois da publicidade

Vale citar ainda que, sobre os eventos em dinheiro, a CBLC recebe todos os recursos e os repassa, no mesmo dia, aos bancos dos Agentes de Custódia. Com os eventos em ativos, a CBLC provê aos investidores os serviços de conversão e permuta de forma também bastante ágil.

Gerenciamento de riscos

Existe uma preocupação com o gerenciamento dos riscos. Nesse sentido, a CBLC atribui aos seus agentes de compensação limites operacionais. Para ampliar os limites operacionais, os agentes precisam aumentar os ativos depositados em garantia, sendo que eles são administrados pelo sistema próprio da CBLC, que permite a movimentação e a valorização em tempo real desses ativos.

Existe também um monitoramento global dos participantes, bem como um controle de eventuais oscilações atípicas de preço e de volume negociado do mercado ou de um determinado ativo. Assim, se a CBLC julgar necessário, pode ajustar os limites operacionais concedidos.

Continua depois da publicidade

Mercado primário

O sistema eletrônico também pode ser utilizado para o registro de operações de colocação primária, ou seja, novas emissões de papéis de renda fixa. Nessa colocação, a CBLC atua como facilitadora da liquidação, coordenando a entrega contra o pagamento de títulos.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar