Publicidade
Em relatório, a XP destacou os últimos movimentos no mercado de ações dos Estados Unidos e suas implicações para o varejo brasileiro.
O time de análise da corretora destacou a chegada da varejista de delivery de mercados Instacart à Nasdaq no dia 19 de setembro, no limite superior da faixa anunciada, com valuation inicial de aproximadamente US$ 10 bilhões.
A Instacart (CART) foi fundada em 2021 e registrou vendas de US$ 2,55 bilhões em 2022 (crescimento de 31% em 2 anos), com margens Ebitda (Ebitda, lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização sobre receita) e líquida de 7,3%-3,8%, respectivamente.
Continua depois da publicidade
A companhia opera como uma plataforma de delivery conectada a mais de 1,4 mil bandeiras do varejo (85% do mercado de varejo alimentar nos EUA) e concorre com DoorDash, Uber Eats e Shipt.
Segundo relatório, o seu prospecto de abertura de capital trouxe importantes dados da empresa, como: i) penetração do online no varejo alimentar, que foi de 12% em 2022, de 3% em 2019 e 1% em 2009; ii) isso se compara com eletrônicos em 66%, vestuário em 38% e serviços de alimentação em 23%; iii) O modelo de negócio da Instacart é composto pelo seu marketplace, uma plataforma de ecommerce que funciona como uma solução completa para os varejistas e anúncios; iv) expansão de margem bruta foi impulsionada pelos anúncios e eficiência de frete.
Analistas acreditam que o IPO da Instacart ajuda a esclarecer um modelo de negócios interessante que ainda é tímido no Brasil para a digitalização da categoria de alimentos.
Continua depois da publicidade
A Birkenstock também se aproxima de abertura de capital, aponta a casa. A companhia opera globalmente, com 54% da sua base de clientes nas Américas e 36% na Europa, com € 1,24 bihão de vendas em 2022 (crescimento de 31% em dois anos), com margem Ebitda e líquida de 35%-15%, respectivamente.
Os principais aprendizados do prospecto de abertura de capital da companhia, na avaliação da XP, foram: “i) consumidor da marca tem, em média, 3,6 pares; ii) opera através de um modelo de distribuição multi canal, alocando globalmente sua capacidade de produção, criando escassez e contando com um forte controle da marca; iii) possui uma grande variedade de preços, de € 40 a 1.600, através de produtos unissex; e iv) estima ter penetração inferior a 1% globalmente”.
Analistas da XP acreditam que a Birkenstock possui muitas semelhanças com a Alpargatas (ALPA4), dona da Havaianas, uma vez que as duas são fabricantes de calçados verticalizadas, com um produto líder que pode ser desdobrado em diversas faixas de preço e posicionamento (desde preços de entrada até luxo).
Continua depois da publicidade
No entanto, segundo eles, a Alpargatas teve dificuldades com sua cadeia de abastecimento e estrutura logística e agora enfrenta uma reestruturação para voltar ao eixo.
Ainda em destaque, de acordo com notícias recentes, a Shein está em negociação com bancos e com a NYSE/Nasdaq para um possível IPO, embora o timing ainda seja incerto, dado o escrutínio dos legisladores dos EUA sobre suas práticas trabalhistas.
“Se o pedido da Shein se concretizar, teremos leituras importantes para o varejo brasileiro, uma vez que teremos mais visibilidade sobre crescimento, tamanho e indicadores econômicos da Shein em cada país que opera”, comenta XP.
Continua depois da publicidade
Além disso, os analistas destacam que o fato de ser uma empresa listada em bolsa pode pesar na estratégia agressiva de subsídios, já que será preciso entregar retorno aos seus acionistas.