Publicidade
SÃO PAULO – O Yahoo reportou seu resultado referente ao primeiro trimestre de 2012 após o fechamento do pregão no mercado norte-americano nesta terça-feira (17), surpreendendo positivamente o mercado. O lucro líquido do gigante tecnológico foi de US$ 286 milhões no período – US$ 23,00 por ação -, número 28,25% acima dos US$ 223 milhões observado no mesmo intervalo do ano passado.
Excluindo itens não recorrentes, a companhia registrou lucro de US$ 0,24 por ação, aumento em relação aos US$ 0,17 observados de janeiro a março de 2011. A receita líquida, por sua vez, teve leve alta de 2%, passando de US$ 1,06 bilhão no período anterior para US$ 1,08 bilhão nos três primeiros meses de 2012. Esse valor foi acima do esperado pelos analistas de mercado, que estimavam uma receita estável.
O CEO (Chief Executive Officer) da companhia, Scott Thompson, ressaltou que os resultados atingiram o patamar máximo do guidance da companhia. Para o segundo trimestre, o Yahoo tem um guidance entre US$ 1,03 bilhão e US$ 1,14 bilhão para a receita e entre US$ 115 milhões e US$ 195 milhões para o lucro líquido.
Continua depois da publicidade
Em meio às expectativas pelo resultado da empresa, as ações do Yahoo encerraram o pregão regular desta sessão em alta de 1,52%, cotadas a US$ 15,01. Já após revelar seu balanço – com o resultado surpreendendo positivamente o mercado – a companhia vê seus papéis valorizarem 2,80% no after-market.
Cortes de pessol e custos
Thompson, que já foi presidente da Ebay e do Pay Pal, anunciou no começo do mês de abril o corte de dois mil postos de trabalho da empresa. Essa política realizada pelo CEO – que assumiu o cargo em janeiro desse ano – procura reorganizar a estrutura de gestão da companhia, de modo a enfrentar a forte competição que vem sofrendo nos últimos anos com a competição do Google e do Facebook no mercado de tecnologia.
Na última semana, Thompson divulgou um plano de reorganizar a empresa em três segmentos, incluindo consumidores, regiões geográficas e tecnologia. De acordo com o executivo, a divisão de consumidores focará em mídia e conexões comerciais, incluindo sites de busca e e-mail.