Maiores empresas brasileiras lucram pouco menos que o esperado no 1º trimestre

De um universo de 69 companhias, 43 foram responsáveis por surpresas negativas no período

Publicidade

SÃO PAULO – Em linhas gerais, os lucros das principais empresas brasileiras listadas na Bovespa no primeiro trimestre de 2006, quando agregados, destoaram pouco do que previam os analistas e ficaram ligeiramente abaixo das estimativas.

Considerando um universo de 69 empresas, cujos resultados foram monitorados pela InfoMoney, o lucro total de R$ 22,592 bilhões no ano passado ficou cerca de 4,7% abaixo dos R$ 23,552 bilhões esperados, em média, pelos analistas consultados.

Mérito dos analistas

Vale a pena reconhecer a maior dificuldade de estimação da linha de lucro quando comparada à maior previsibilidade da receita, por exemplo.

Continua depois da publicidade

Trata-se da última linha de uma demonstração financeira. Portanto, para projetá-lo com correção é necessário estimar de forma precisa as demais linhas acima dele. A previsão da receita, por exemplo, é mais simples, visto que trata-se da primeira linha do resultado. Desta forma, o pequeno desvio das previsões em relação aos números efetivamente observados ilustra o bom desempenho dos analistas

Resultados acima do esperado

O fato de o resultado agregado ter sido inferior à expectativa média não significa a inexistência de resultados que surpreenderam positivamente. O lucro líquido de 20 empresas, ou 29% do total, superou o esperado, enquanto a Petroquímica União apurou lucro, enquanto previa-se prejuízo para a empresa.

Com a última linha do resultado sem surpreender apareceram cinco companhias, e entre as surpresas negativas, foram 38, ou 55% do total, as empresas que apresentaram lucro líquido abaixo do esperado. Vivo e TIM Participações registraram prejuízo superior às estimativas, prejudicadas pela acirrada concorrência no segmento de telefonia móvel.

Continua depois da publicidade

Petroflex, Suzano Petroquímica e Santista Têxtil também decepcionaram, apresentando prejuízo, enquanto acreditava-se em um resultado final positivo.

E os maiores lucros?

A comparação dos maiores lucros registrados no primeiro trimestre com a expectativa dos analistas não mostra uma tendência definida. Enquanto o lucro líquido da Petrobras ficou dentro do esperado, a Vale do Rio Doce apresentou um lucro 16% abaixo das expectativas. O Banco do Brasil, cujo lucro superou inclusive o da Vale, também não mostrou grandes surpresas nesta conta.

Metodologia

Continua depois da publicidade

Considerou-se acima do esperado o lucro líquido que ficou, pelo menos, 2% acima da média das projeções dos analistas consultados pela InfoMoney. De forma análoga, números que ficaram mais de 2% aquém das estimativas foram classificados como abaixo do esperado.