Mark Mobius não desistiu do Brasil, mas cita vergonha com ineficácia do governo

Presidente da Franklin Templeton afirma que "enquanto a situação do Brasil parece terrível, isso não significa que nós, como investidores, abandonaremos Brasil ou ações brasileiras"

Rodrigo Tolotti

Bloomberg
Bloomberg

Publicidade

SÃO PAULO – Muitos especialistas tentam projetar o futuro do País diante de tantos problemas políticos e econômicos, e neste ambiente há quem tenten encontrar oportunidade no mercado brasileiro. E é essa visão de busca por “barganhas” que está Mark Mobius, presidente do conselho da gestora Franklin Templeton.

Em uma análise feita em seu blog, Mobius comentou o atual momento brasileiro e ressaltou que “o Brasil vem lutando contra uma série de ventos contrários que parecem ter crescido com força neste ano”. Por outro lado, ele afirma que “enquanto a situação do Brasil parece terrível, isso não significa que nós, como investidores, abandonaremos Brasil ou ações brasileiras”.

O investidor diz que segue procurando ações para investir no mercado nacional e que sua visão é focada no longo prazo. “Planejamos continuar investindo lá e estamos procurando potenciais pechinchas”, afirmou ao analisar a complicada situação da economia. Apesar de todos os problemas, Mobius acredita que “o Brasil e as companhais do País irão sobreviver”.

Continua depois da publicidade

Sua análise segue destacando que o mercado tem sofrido com os preços mais baixos das commodities, além das preocupações políticas, dados econômicos fracos, aumento nos juros e risco de um corte de rating. “Nos próximos 3 a 5 anos, poderemos ver mudanças tremendas no País, se houver vontade”, afirma.

Apesar do otimismo com o investimento, a conclusão de sua avaliação é perigosa e mostra o risco atual que o País passa: “o crescimento potencial é tão grande no Brasil que é uma vergonha o governo não estar sendo mais eficaz”.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.