Minério de ferro recua pressionado pela queda nos preços do aço

Minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações diurnas com queda de 0,12%, a 809,5 iuanes

Reuters

Mineração da Vale em Minas Gerais (Mario Tama/Getty Images)
Mineração da Vale em Minas Gerais (Mario Tama/Getty Images)

Publicidade

PEQUIM (Reuters) – Os contratos futuros de minério de ferro nas bolsas de Dalian e Cingapura caíram nesta segunda-feira após os ganhos da semana passada, pressionados pela queda nos preços do aço devido à fraca demanda e ao aumento da oferta.

O minério de ferro mais negociado para setembro na Dalian Commodity Exchange (DCE) encerrou as negociações diurnas com queda de 0,12%, a 809,5 iuanes (US$ 113,08) a tonelada, após um aumento de cerca de 2% na semana anterior.

O contrato de referência do minério de ferro de julho na Bolsa de Cingapura caiu 0,05%, para US$ 113,45 a tonelada, depois de subir mais de 4% na semana anterior.

Continua depois da publicidade

“A elasticidade dos preços futuros do minério de ferro é relativamente grande, considerando os estoques baixos, a demanda resiliente e a diferença comparativamente ampla entre os preços spot e futuros”, disseram analistas da Sinosteel Futures em nota.

“Mas eles também seguirão a tendência do mercado siderúrgico.”

Analistas do banco de investimentos JP Morgan projetaram continuidade dos riscos de baixa nos preços do minério de ferro, observando que o suporte adicional dado ao setor imobiliário seria localizado e direcionado.

Continua depois da publicidade

As medidas visariam aumentar as conclusões e vendas, que impactam os fluxos de caixa dos desenvolvedores imobiliários, em vez de estimular novas atividades de construção diretamente, disseram eles.

“Algumas siderúrgicas baseadas em fornos a arco elétrico retomaram a produção com margens melhores, aumentando a pressão para baixo no mercado”, disse Cheng Peng, analista da Sinosteel em Pequim.

“A redução dos estoques de produtos siderúrgicos desacelerou.”