Moody’s coloca ratings de dívida pública de Bolívia e Paraguai em revisão

Agência de classificação de risco avaliará o cenário macroeconômico de ambos os países para uma possível elevação das notas

Anderson Figo

Publicidade

SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Moody’s colocou nesta quinta-feira (24) os ratings de dívida pública em moedas local e estrangeira do Paraguai e da Bolívia sob revisão, para uma possível elevação, processo de avaliação que durará em torno de três meses, aponta a agência.

Para o Paraguai, a agência disse que vai avaliar a sustentabilidade fiscal do país, bem como de seus débitos. Além disso, a Moody’s deverá checar a habilidade da economia e de seu sistema financeiro em lidar com “choques domésticos e externos”.

“As métricas de débito do Paraguai agora competem favoravelmente com a maioria das notas soberanas com rating B”, disse o vice presidente e analista sênior da Moody’s, Gabriel Torres, em comunicado oficial. “A Moody’s espera que a dívida do governo paraguaio caia para 75% da receita do país neste ano, caindo ainda mais em 2011”, completou.

Continua depois da publicidade

No mais, a agência de classificação de risco avaliou que a administração do presidente Lugo veio apenas para contribuir positivamente com a economia do país depois de quatro décadas dominada por um único partido, no qual a corrupção era um “problema sério”. “Um dos principais focos da nossa revisão serão os riscos envolvidos no cenário político do país e a habilidade do governo paraguaio em gerenciar as demandas domésticas sem enfraquecer as métricas das dívidas”, concluiu a Moody’s.

Bolívia
No caso da revisão boliviana, a Moody’s destacou que sua análise deverá focar na redução da instabilidade política no país, após as eleições presidenciais no último ano, e a sustentabilidade boliviana em melhorar suas métricas fiscais e externas.

Torres destacou que a Bolívia se beneficiou nos últimos anos da elevação no preço das commodities, uma vez que o país é um exportador de hidrocarbonetos. “E isto está refletido na maior força de suas contas fiscal e externa”, disse.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar