Publicidade
SÃO PAULO – A agência de classificação de risco Moody’s colocou em revisão para possível rebaixamento o rating de sete instituições financeiras portuguesas. Os bancos classificados foram a Caixa Geral de Depósitos, o Banco Comercial Português, o Banco Espírito Santo, o Banco BPI , Banco Santander Totta, Caixa Económica Montepio Geral e Banif (Banco Internacional do Funchal).
O maior banco de Portugal, o Banco do Espírito Santo, teve seu rating de dívida rebaixado de Ba2 para Ba3, a mesma nota foi dada para a Caixa Geral de Depósitos. O Banco BPI foi de Ba2 para Ba1.
A dívida do Banco Comercial Português e da Caixa Montepio Geral foram confirmadas em Ba3. Já o Banif teve sua dívida rebaixas de Ba3 para Ba1.
Continua depois da publicidade
De acordo com a Moody’s, a possibilidade de deterioração da qualidade dos ativos dos bancos e as perspectivas sobre a economia do país foram impulsionadas pelas medidas de austeridade adotadas.
A agência também aponta os riscos da participação dos bancos em relação à dívida. Na avaliação da Moody’s essas as pressões continuam a crescer com a crise da Zona do Euro. Segundo a agência, as ações dão continuidade à revisão de rebaixamento dos bancos portugueses, iniciada em 15 de fevereiro deste ano.