Publicidade
Em uma conversa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com autoridades durante a cúpula do G7, na França, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que “nunca foi de esquerda”. A declaração foi feita em resposta à diretora-geral do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, que participava de um bate-papo informal com o brasileiro e chanceler alemão, Friedrich Merz, antes de uma reunião. O diálogo foi flagrado pela transmissão do evento.
Durante a conversa, Lula falava sobre as mudanças no cenário político internacional. Ao comentar o tema, afirmou que “o mundo não é de esquerda” e defendeu que a maior parte dos governos se posiciona em um campo intermediário.
Na ocasião, Georgieva comentou que, quando Lula foi eleito pela primeira vez, todos esparavam que ele fosse um esquerdista, mas ele não foi. Lula então disse que tinha uma boa relação com sindicatos, mas nunca foi de esquerda.