Operação Inverno: problemas com preço são principal irregularidade em comércio

Oito de 12 irregularidades em lojas de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí se referem a preço

Jéssica Consulim Roccella

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SÃO PAULO – A Operação Inverno, realizada pela Fundação Procon-SP, constatou 12 irregularidades no comércio de Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal e São Bento do Sapucaí entre os dias 12 e 15 de julho.

A falta ou inadequação da informação sobre o preço de produtos à venda somaram o maior número de irregularidades (oito), seguida por produtos com prazo de validade vendido (três) e imposição de preço mínimo para pagamento com cartão de crédito (um).

O objetivo da operação era verificar se as normas do Código de Defesa do Consumidor estavam sendo cumpridas. Foram visitados 156 lojas, das quais 11 foram autuadas. De acordo com o artigo 57 da Lei 8.078/90 do Código de Defesa do Consumidor, os estabelecimentos responderão por processo administrativo e podem ser multados.

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Vale ressaltar que o mesmo estabelecimento pode ter apresentado mais de uma situação irregular, o que resulta no número de infrações superior ao de lojas autuadas.

É sempre bom lembrar
A Fundação Procon de São Paulo lembra os cuidados que o consumidor deve ter na hora de realizar suas compras:

Procure o Procon
Para dúvidas, reclamações ou denúncias, o consumidor pode procurar os postos de atendimento pessoal do Procon-SP dentro dos Poupatempo Sé, Santo Amaro e Itaquera. Reclamações por fax devem ser encaminhadas ao telefone (11) 3824-0717.

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Para saber se a loja, fornecedor ou fabricante possui reclamações no Procon-SP, consulte o cadastro pelo telefone (11) 3824-0446 ou no site www.procon.sp.gov.br. O telefone 151 funciona somente para esclarecimento de dúvidas.

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