Publicidade
SÃO PAULO – Na quarta-feira (13), o Ibovespa teve mais uma alta e atingiu seu maior patamar desde maio de 2015 impulsionado pelas sinalizações mais “dovish” (moderadas, no sentido de manter ou cortar juros) do Federal Reserve (o banco central norte-americano). Nesta quinta-feira (14), o investidor repercute a manutenção da política monetária pelo BoE enquanto que, no Brasil, repercutirá a eleição do novo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Confira os cinco assuntos que você precisa acompanhar hoje:
1. Bolsas mundiais
As bolsas mundiais seguem em alta, mas mais amena após o Bank Of England decidir inesperadamente por manter sua taxa de juros em 0,5% e manter o programa de compra de títulos. O mercado vinha precificando uma queda dos juros em 0,25 ponto percentual em meio aos temores sobre os efeitos da decisão do “Brexit” na economia do Reino Unido; contudo, o dia segue de ganhos para os mercados, em meio às indicações de que o BoE poderá cortar os juros já na próxima reunião. Os mercados futuros dos EUA também seguem com ganhos, também repercutindo a temporada de resultados com os números do JP Morgan superando as expectativas.
2. Eleição na Câmara
Na madrugada desta quinta-feira, Rodrigo Maia (DEM-RJ) foi eleito com 285 votos presidente da Câmara dos Deputados para o mandato “tampão” até fevereiro do ano que vem. O deputado Rogério Rosso (PSD-DF) recebeu 170 votos. Maia assumiu a presidência da casa após a renúncia do ex-presidente Eduardo Cunha (PMDB-RJ). O mercado deve reagir positivamente à eleição de Maia, visto pela consultoria Arko Advice como favorável a Michel Temer e reformas.
Continua depois da publicidade
3. Além do BoE
A reunião do BoE para definir sua política monetária ganha mais atenção após o referendo do Reino Unido para sair da União Europeia. Destaque ainda para as falas dos dirigentes do Fed como Lockhart, George e Kaplan.
4. BC faz leilão de swap reverso
O Banco Central faz leilão de um lote de até 10 mil contratos de swap reverso, das 9h30 (horário de Brasília) às 9h40, resultado após as 9h50.
5. IBC-Br
Divulgado mensalmente pelo Banco Central, o índice constitui-se em um indicador que incorpora a trajetória das variáveis consideradas essenciais para o desempenho de três setores da economia: agropecuária, indústria e serviços. O mercado costuma considerar este indicador como uma prévia do PIB (Produto Interno Bruto). A expectativa compilada pela LCA Consultores é que o IBC-Br registre alta de 0,1%, contra um resultado de 0,03% no mês anterior. O dado será divulgado às 8h30.
Continua depois da publicidade
Agenda InfoMoneyTV para quinta-feira:
- 8h35: Morning Call (com Raphael Figueredo)
- 9h00: Bom Dia Mercado (com André Moraes)
- 9h45: Reunião Matinal (com equipe XP Investimentos)
- 10h: InfoMoney na Bolsa (com Thiago Salomão)
- 11h50: Batalha do Século
- 16h30: Fechamento de Mercado
- 19h00: A Hora do Trader