Para se defender da Xstrata, Anglo American é receptiva a aporte da Chinalco, diz jornal

Contudo, CEO da Xstrata fará reunião com acionistas da visada; enquanto isso, Anglo quer vender parte dos ativos no Brasil

Publicidade

SÃO PAULO – Para um ataque hostil, nada menor que uma defesa fortalecida. Visando se defender do aporte de £ 41 bilhões da Xstrata, a Anglo American está aberta para receber investimentos da estatal chinesa Chinalco, conforme noticiado pelo periódico Sunday Telegraph.

A intenção de escapar é louvável, mas a artilharia é pesada. Personificação do panorama, Michael Davis, CEO (Chief Executive Officer) da Xstrata, fará reunião com investidores da rival britânica nas próximas semanas, à medida que tenta convencê-los sobre as vantagens de uma aliança suíço-inglesa.

Contudo, a CEO da Anglo American Cynthia Carroll mantém-se firme e está determinada a manter sua independência, na luta para afastar a ameaça da Xstrata, segundo apurado pela reportagem do diário.

Continua depois da publicidade

À procura de liquidez

Paralelamente, a mineradora inglesa procura investidores para adquirir sua parcela de até 30% na IronX, braço minerador do grupo MMX, de acordo com o Financial Times.

Conforme o jornal, a Anglo American já iniciou negociações informais com a Gulf Industrial Investment Company – produtora de óxido de ferro do Bahrein -, e com a casa de trade japonesa Sojitz.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar