Para Spinelli, units da Kroton devem sofrer influência do fraco resultado trimestral

Analista afirma que efeitos não-recorrentes prejudicaram, mas fraco desempenho da receita também decepciona

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As units da Kroton (KROT11) refletem com queda acentuada a percepção do mercado sobre os resultados do quarto trimestre e acumulado de 2009 divulgados na noite de sexta-feira (12). Há pouco, os papéis recuavam 2,7%.  

Na opinião de Kleber Hernandez, analista da Spinelli Corretora, “as principais métricas de vendas e rentabilidade foram prejudicadas principalmente pelo fraco desempenho de captação de alunos no último trimestre do ano”. A própria Kroton assume no release de seu resultado que o desempenho ficou aquém de suas expectativas.

A piora do quadro operacional da Kroton deu-se, na visão do analista, não só por conta dos efeitos não-recorrentes destacados pela empresa – “basicamente baixas em algumas contas circulantes” – , mas também do fraco desempenho de receita. “(…) Mesmo considerados os cálculos ajustados conforme relata a companhia, as suas principais métricas de rentabilidade ainda ficam negativas, como no caso do Ebitda do quarto trimestre, que ficaria em R$ 11,3 milhões negativos”, comenta Hernandez.

Continua depois da publicidade

Impacto nos papéis
Na opinião de Hernandez, os papéis da Kroton tendem a sofrer mais no curto prazo em função do fraco resultado visto no trimestre passado, “mas devem apresentar evolução consistente no médio e longo prazo, conforme novos dados operacionais forem divulgados”.

Aquisição da IUNI é bem recebida
Na teleconferência dos resultados, a companhia deu destaque à conclusão da aquisição da IUNI, um dos dez maiores grupos educacionais de ensino superior do País.

“A aquisição da IUNI deixa a empresa em outro patamar no segmento de educação, sendo agora a quarta maior no seu setor de ensino superior. Dessa forma, sem considerar os ganhos de sinergia, acreditamos que o crescimento orgânico será um fator diferencial para a nova estrutura apresentada pela empresa, dado a grande base de alunos e seus atuais 40 campi”, destaca o analista da Spinelli.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar