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SÃO PAULO – A PepsiCo anunciou nesta segunda-feira (20) a compra da empresa inglesa SodaStream International, fabricante de máquinas que gaseificam bebidas, por US$ 3,2 bilhões. Ela ficou famosa entre as décadas de 1970 e 1980 por ser uma alternativa mais saudável aos refrigerantes, já que permite aos consumidores transformar água e até sucos em bebidas gaseificadas.
O acordo entre as companhias não é uma surpresa: hoje, consumidores têm cada vez mais optado por bebidas e alimentos mais saudáveis, tendência que a PepsiCo vem seguindo há alguns anos e que também impulsionou o crescimento da SodaStream – no último trimestre, sua receita cresceu 31% e o lucro líquido, 82%, chegando a US$ 26,1 milhões.
As empresas têm um “relacionamento” que não é novo e, por isso, especulações de que a SodaStream seria comprada pela gigante já ocorrem há tempos. Desde 2015, a Soda vende cápsulas da Pepsi e Sierra Mist, ambas da PepsiCo.
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“A compra está bem alinhada com a nossa filosofia de fabricar produtos mais nutritivos e, ao mesmo tempo, ter opções mais sustentáveis. Juntos, podemos ampliar a nossa visão de saúde e de um mundo mais sustentável”, disse a presidente da companhia, Indra Nooyi, ao Business Insider.
De acordo com a Bloomberg, a compra prevê que a PepsiCo pague US$ 144 por cada ação da SodaStream, o equivalente a um prêmio de 32% em relação ao preço médio da ação dos últimos 30 dias.
Essa é uma compra estratégica para a PepsiCo: além de levar a companhia para um caminho de bebidas mais saudável, ela aumenta sua participação no mercado de bebidas, que nos últimos anos ficou enfraquecido por conta das novas preferências de consumidores. O acordo deve ser finalizado em janeiro do próximo ano, sujeito a aprovações regulatórias e até uma votação entre os acionistas da SodaStream.
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Não é a primeira vez que a empresa aposta no negócio de bebidas personalizadas: em 2014, ela lançou o Pepsi Spire, máquina que podia fabricar até mil bebidas customizadas. Na época, entretanto, ele não chegou a fazer muito sucesso.
Novo rumo da PepsiCo
Em 2010, a companhia estabeleceu a meta de faturar US$ 30 bilhões com a venda de produtos saudáveis, que, na época, respondiam por 20% do total de vendas. No ano passado, eles passaram a representar 25% das vendas da empresa. Para 2025, a meta da empresa é que sejam 50% das vendas, mostrando que a tendência veio para ficar.
Essa é uma mudança na PepsiCo conduzida por Indra desde que assumiu o posto de CEO. Ela foi a responsável por expandir os negócios da empresa para além de bebidas açucaradas, focando na mudança de portfólio de alimentos e, posteriormente, na guinada para um futuro mais “saudável”.
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Antes mesmo da SodaStream, outras medidas da PepsiCo já sinalizavam essa mudança de foco – o lançamento, pela primeira vez, de um Moutain Dew e um Gatorade zero açúcar e a compra das empresa Bare Foods, de snacks saudáveis.
Marcas próprias da empresa, como a Pepsi e a Mountain Dew, vêm perdendo espaço no mercado, mas, dadas as medidas mais recentes da empresa, este problema parece estar sendo bem contornado.