Publicidade
A Petrobras (PETR4) assinou nesta quinta-feira (14) um memorando de entendimento não vinculante com a TotalEnergies e a Casa dos Ventos para avaliar projetos em energias renováveis no Brasil.
Segundo a estatal, o objetivo é desenvolver estudos conjuntos para estudar oportunidades de negócios com eólicas onshore, eólicas offshore, solar e hidrogênio de baixo carbono no país, utilizando as expertises de cada empresa.
A Petrobras e a TotalEnergies são parceiras em ativos importantes de exploração e produção no Brasil, como os campos de Mero, Iara, Atapu e Sépia, entre outros, além de manterem parceria estratégica no país na área de pesquisa e desenvolvimento desde 2017.
Continua depois da publicidade
Mais investimentos anunciados
Nesta quarta-feira (13), a Petrobras protocolou um pedido junto ao Ibama para iniciar o processo de licenciamento de dez áreas no mar brasileiro para o desenvolvimento de projetos de energia eólica offshore, com potencial de até 23 gigawatts (GW) de capacidade total.
Junto com a petroleira nesta empreitada está a WEG (WEGE3), que firmou parceria estratégica com a Petrobras para o desenvolvimento de aerogeradores onshore, com um investimentos de R$ 130 milhões nos próximos 25 meses.
O anúncio com a WEG se soma aos estudos para uma parceria com a Equinor (14,5 GW de capacidade), conferindo à estatal o maior potencial de geração de energia eólica offshore do Brasil em capacidade protocolada no Ibama.