PF, CVM e MPF realizam operação conjunta após indícios de manipulação de ações

Empresas envolvidas são Marambaia Energia Renovável e para a RJCP Equity; PF participou da operação, que abrange os estados do Rio de Janeiro e São Paulo

Lara Rizério

Publicidade

SÃO PAULO – O MPF (Ministério Público Federal) deflagrou nesta quinta-feira (19) medidas de busca e aprensão em relação a possíveis envolvidos em ilícitos de manipulação com ações de emissão das companhias abertas Marambaia Energia Renovável e RJCP Equity (RJCP3) e lavagem de ativos, conforme comunicou a CVM (Comissão de Valores Mobiliários).

A Polícia Federal também participou da operação, que abrange os estados do Rio de Janeiro, na capital e em Petropólis, e em São Paulo, na capital e em Limeira.

As medidas de busca e apreensão foram autorizadas judicialmente com a finalidade de se obter provas que instruirão procedimentos criminal e administrativos já em curso no âmbito do MPF e da CVM, informou a comissão.

Continua depois da publicidade

A CVM, o MPF e a PF entendem que a presente atuação conjunta é mais um importante resultado positivo dos acordos de cooperação mantidos pela Autarquia para a prevenção e o combate a ilícitos contra o mercado de capitais nas esferas administrativa, civil pública e criminal”, afirmou a CVM em comunicado.

Lara Rizério

Editora de mercados do InfoMoney, cobre temas que vão desde o mercado de ações ao ambiente econômico nacional e internacional, além de ficar bem de olho nos desdobramentos políticos e em seus efeitos para os investidores.