Publicidade
SÃO PAULO – Diante de grande expectativa, o presidente Jair Bolsonaro entregou no Congresso nesta quarta-feira (20) a proposta da nova reforma da Previdência, que entre outros pontos, sugere idade mínima para aposentadoria de 65 anos para homens e 62 anos para mulheres, com 12 anos de transição.
O texto prevê uma economia de R$ 1,1647 trilhão em dez anos. Entre as propostas, estão a alteração e unificação das alíquotas dos regimes próprio (servidores públicos) e geral (iniciativa privada), a implementação de idade mínima e a extinção da aposentadoria por tempo de contribuição.
A proposta também altera regras para a aposentadoria rural e introduz o regime de capitalização em combinação com o atual sistema de repartição. Confira os detalhes.
Continua depois da publicidade
Além de uma apresentação de slides (clique aqui para ver) com os pontos básicos da proposta, também já está disponível o texto da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) da reforma que foi entregue no Congresso, com 66 páginas.
Confira a proposta da reforma da Previdência na íntegra clicando aqui.
Para passarem a vigorar as mudanças, a PEC precisa ser aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado Federal por ao menos 3/5 dos membros de cada casa legislativa, o equivalente a 308 deputados federais e 49 senadores, em dois turnos de votações.
Continua depois da publicidade
Quer investir melhor o seu dinheiro? Clique aqui e abra a sua conta na XP Investimentos