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O sucesso da blockchain Polygon (MATIC) em trazer escalabilidade para o Ethereum (ETH) mostra que os desenvolvedores precisam alcançar os investidores pessoas físicas e não operar apenas dentro do “culto de criptomoedas”, disse a gestora de fundos privados Bernstein em um relatório divulgado na quarta-feira (28).
A Polygon tem uma grande base de usuários, da ordem de 170 milhões de endereços, dos quais cerca de 300.000 são classificados como ativos, disse a Bernstein. A empresa está crescendo a um ritmo de 80.000 novos usuários por dia.
A rede foi a primeira plataforma a oferecer escalabilidade para o Ethereum com sua cadeia de prova de participação (PoS), disse a Bernstein, que incentivou os principais aplicativos de finanças descentralizadas (DeFi) e tokens não fungíveis (NFT) a oferecer seus produtos no mercado.
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A Polygon também tem taxas mais baixas, tornando mais fácil para aplicativos como as plataformas de negociação Uniswap e OpenSea atenderem à demanda do varejo.
No relatório, a gestora observa que as empresas Meta (dona do Facebook), Stripe, Starbucks e Robinhood escolheram a Polygon como seu “primeiro parceiro de integração para construir experiências Web 3.0”. Um pipeline de fortes parcerias faz com que a Polygon cresça e permite acesso a milhões de usuários, acrescentou.
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O “outro segredo” por trás da Polygon tem sido seu lado corporativo. A blockchain contratou o YouTube, o Airbnb, a Electronic Arts, a Amazon Cloud e outras grandes empresas para construir uma “companhia verdadeiramente global”, escreveram os analistas Gautam Chhugani e Manas Agrawal.
Com a recente atualização da rede Ethereum, que levou ao abandono da mineração e adoção do sistema mais ecológico do Proof-of-Stake, a blockchain está construindo um “roteiro de escalabilidade centrado nos rollups”, disse a nota. Os rollups escalam a rede Ethereum processando transações e executando em redes paralelas usando contratos inteligentes.
Dado esse contexto, “os ecossistemas de suporte, como a Polygon, continuariam investindo na construção de tecnologias de rollups, como o de prova de conhecimento zero (zero-knowledge proof), mas seu sucesso provavelmente será mais determinado pelos esforços de desenvolvimento corporativo e de negócios”, disse a Bernstein.
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A gestora acrescenta que “eles são ecossistemas mais orientados para os negócios, focados na construção de uma porta de entrada do consumidor, alavancando parcerias com as principais marcas de consumo.”
O sucesso da Polygon até agora mostrou sua capacidade de construir uma “porta de entrada mais convencional”, acrescentou a nota, com foco agora no consenso de prova de conhecimento zero, que combina milhares de transações da Ethereum em uma só.