Prevendo recuperação econômica, Barclays vê boas perspectivas na mineração

Para o banco britânico, estamos passando por uma "sincronizada retomada do crescimento em todo o mundo"

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – Em meio a uma “sincronizada retomada do crescimento em todo o mundo”, o banco britânico Barclays vê boas perspectivas para o setor de mineração, conforme relatório desta sexta-feira (7).

Focado nas ações da Europa, a instituição ressalta sua preferência pelas companhias Xstrata e Rio Tinto, e pelo carvão coque, colocando-o como sua principal aposta entra as commodities. Cabe destacar que o carvão coque é um dos principais insumos utilizados na fabricação de aço.

Recuperação

Conforme os analistas expõem, à medida que a recuperação econômica global começa a florescer, a demanda por produtos minerais irá aumentar, levando a um aumento nos preços devido à anêmica oferta presente do mercado, fruto de desinvestimentos e reduções de capacidade por parte das mineradoras, que buscaram minimizar seus custos.

Continua depois da publicidade

“No caso especial do carvão, a retração na oferta promete ser severa, e o mercado deverá se comprimir conforme a capacidade ociosa do segmento de aço nos EUA, Europa, Japão e Coreia do Sul continua a diminuir respondendo a recuperação da demanda” completa o banco britânico.

Resultados

Paralelamente, o Barclays diz que os resultados das mineradoras surpreenderam durante o primeiro semestre deste ano, conforme a redução dos custos e a performance operacional foram maiores do que os analistas projetavam.

À luz dos melhores resultados e a perspectiva de recuperação da economia global, a instituição está elevando suas estimativas para as empresas do setor para os próximos anos, ficando 36% acima do consenso do mercado para 2010 e 45% acima da média das estimativas para 2011. “Acreditamos que o consenso das previsões está muito baixo” completa o Barclays.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar