Programa de estímulos do BCE irá até setembro de 2016 ou além disso, diz Draghi

"A implementação das compras de ativos estão seguindo tranquilamente", afirmou Draghi, acrescentando que todas as informações relevantes adiante serão monitoradas

Estadão Conteúdo

Publicidade

O presidente do Banco Central Europeu (BCE), Mario Draghi, disse que o programa de compras de ativos mensais (QE, na sigla em inglês) no valor de 60 bilhões de euros serão implementados totalmente até o final de setembro de 2016, quando termina o prazo, ou além deste período, se necessário, “até que vejamos uma melhora sustentada no caminho da inflação, consistente com o nosso objetivo de alcançar a taxa próxima de 2% no médio prazo”, disse em uma coletiva de imprensa.

“A implementação das compras de ativos estão seguindo tranquilamente”, afirmou Draghi, acrescentando que todas as informações relevantes adiante serão monitoradas.

O presidente do BCE se mostrou preocupado com a aceleração da inflação. “Dados indicam aumento menor na inflação do que o esperado anteriormente e a taxa de inflação anual permanecerá muito baixa no curto prazo”, disse.

Continua depois da publicidade

“A informação disponível indica uma continuação, embora um pouco mais fraca da recuperação econômica e um aumento mais lento das taxas de inflação em comparação com as expectativas anteriores. Mais recentemente, os riscos descendentes renovados surgiram para as perspectivas de crescimento e inflação. O aumento da inflação pode ocorrer de forma mais lenta do que o previsto”, acrescentou. (Niviane Magalhães – niviane.magalhaes@estadao.com)