Protegida contra alta do petróleo, TAM destaca ampliação da frota

Empresa também enfatiza distribuição de R$ 151,4 mi em dividendos; receita cresce junto com taxa de ocupação

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SÃO PAULO – Após divulgar resultado no início desta manhã, a TAM (TAMM4) deu destaque às realizações de 2010 como o aumento de 10% na receita doméstica e da distribuição e dividendos. Ademais, vale ressaltar também perspectiva acerca do futuro da companhia, a qual anunciou um plano de US$ 3,2 bilhões para aquisição de aeronaves.

US$ 3,2 bi em ampliação da frota
Nesta manhã foi anunciado ainda um plano de ampliação de frota estimado em US$ 3,2 bilhões, através do qual a companhia pretende saltar das atuais 152 aeronaves para 182 ao final de 2015.

Segundo a TAM, foram encomendados 32 Airbus A320, com entregas entre 2016 e 2018, e dois Boeings 777-300ER, que devem ser entregues em 2014. O presidente da empresa, Líbano Barroso, afirma que “os novos aviões da Airbus e da Boeing nos ajudarão a reduzir o consumo de combustível e a emissão de poluentes”.

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Mínimo de R$ 151,4 milhões em dividendos
No que se refere ao crescimento de 10% na receita, a companhia destaca o aumento da taxa de ocupação em 20 das 24 horas do dia como fator fundamental para a obtenção esta marca.

Através deste aumento, foi possível à empresa atingir lucro líquido de R$ 637 milhões, o que consequentemente a obriga a distribuir em dividendos o valor mínimo de R$ 151,4 milhões, ou R$ 1,00 por ação, de acordo com seu estatuto.

Reflexos da valorização do petróleo
Frente à forte valorização do petróleo nas últimas semana, a TAM ainda divulgou sua posição em contratos Hedge e seus possíveis reflexos em caixa tendo como base diferentes cotações da commodity.

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Sensibilidade do efeito caixa do hedge 
1T11 2T11 3T11 4T11
US$ 70,00 / barril – US$ 9 milhões – US$ 12 milhões – US$ 12 milhões – US$ 12 milhões
US$ 90,00 / barril – US$ 2 milhões – US$ 1 milhões – US$ 1 milhões – US$ 1 milhões
US$ 110,00 / barril + US$ 5 milhões + US$ 9 milhões + US$ 9 milhões + US$ 9 milhões

Efeitos dos IFRS
Acerca das mudanças contábeis para adaptar-se ao sistema IFRS (Internation Financial Reporting Standards) e seus reflexos no resultado, a companhia optou por “adequar o critério contábil sobre o reconhecimento da reavaliação dos equipamentos de voo, afetando retroativamente os resultados de 2009. Essa alteração tem impacto principalmente na linha de depreciações e amortizações, impactando o CASK [custo por assento quilômetro] da companhia”

Estágio da fusão com a LAN
Por fim, a companhia brasileira atualizou o mercado acerca da sua fusão com a LAN Chile, ao repassar que até o momento as fases de assinatura do contrato do acordo não vinculante, período de diligências, apresentação à Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e acordo vinculante já estão concluídas.

Desta forma, ficam pendendes apenas a aprovação regulatória e da assembleia de acionistas, bem como a oferta pública para que então a TAM tenha seu registro cancelado e seja permitido à LAN realizar a aquisição compulsória.