Quase todas as certidões negativas de débito são tiradas pela internet

Segundo a Receita, em agosto foram 1,34 milhão de consultas, das quais, 98,7% feitas pela rede mundial de computadores

Equipe InfoMoney

Publicidade

SÃO PAULO – As facilidades trazidas pela internet parecem ter caído de vez no gosto popular. Mais uma prova disso são dados divulgados na última semana pela Receita Federal. Segundo o órgão, haviam sido emitidas, em agosto, 1,34 milhão de certidões negativas de débito. Desse total, 98,7% feitas pela rede mundial de computadores.
A tendência não é vista somente no mês isolado. Quando se utiliza como base o período de março a agosto, foram emitidas 5,70 milhões de certidões, 98,5% pela internet.

Comparecimento e Certificação Digital

Segundo a Receita, há menos de dez anos, a única forma de obtenção de uma certidão era o comparecimento do contribuinte em uma unidade de atendimento.

Atualmente são expedidas mais de 1 milhão de certidões conjuntas por mês pela rede e cerca de 16 mil nas unidades do órgão.

Além disso, explicou o órgão, todas as empresas que possuem Certificação Digital para apresentação das mais diversas declarações têm a possibilidade de acompanhamento diário, por meio da internet, de sua situação fiscal junto à Receita.
Consulta

Continua depois da publicidade

Qualquer pessoa pode ter acesso ao documento, basta possuir o número do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica e do Cadastro de Pessoa Física a ser consultado.
Conforme dados da Receita, 30% dos contribuintes, em média, atendem aos avisos de cobrança da Receita Federal.