Queda da demanda atinge siderúrgicas e Nippon Steel dobra cortes na produção

Redução pode atingir 2,2 milhões de toneladas métricas até março; corte é de 12% em relação à produção do primeiro semestre

Giulia Santos Camillo

Publicidade

SÃO PAULO – Afetada pela queda da demanda nos setores automobilístico e de construção, a japonesa Nippon Steel, segunda maior siderúrgica do mundo, irá dobrar os cortes na produção de aço, como forma de minimizar os impactos da crise financeira mundial.

De acordo com o presidente da empresa, Shoji Muneoka, a Nippon Steel planeja reduzir a produção entre 2 milhões e 2,2 milhões de toneladas métricas nos próximos seis meses, até março de 2009. Cabe lembrar que, em 29 de outubro, a companhia havia previsto cortes de 1 milhão de toneladas.

“A crise financeira começou a afetar as economias reais”, afirmou Muneoka em encontro da Federação Japonesa de Ferro e Aço. Ele acrescenta que, “se a demanda por aço piorar, nós podemos ter que aumentar os cortes de produção”. Segundo a empresa, a redução anunciada representa 12% da produção contabilizada no primeiro semestre.

Continua depois da publicidade

China Steel

Do mesmo modo, outras siderúrgicas têm tomado medidas semelhantes, recorrendo a cortes de produção para combater a queda na demanda. Nesta sessão, a China Steel, maior siderúrgica de Taiwan, anunciou que planeja cortar a produção em 10% no próximo ano, devido ao enfraquecimento da economia global.

Na semana passada, a JFE Holdings, a terceira maior siderúrgica do mundo, já havia anunciado o aprofundamento nas reduções de produção do segundo semestre, tendo aumentado os planos de corte em três vezes, para 1,5 milhão de toneladas.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar