Referendo na Ucrânia deixa investidores cautelosos; Europa registra leve alta

Votação pela autonomia das regiões de Donetsk e Lugansk teve resultado esmagador; bolsas na Europa têm leves ganhos, enquanto índices asiáticos fecham sem direção única

Leonardo Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Os principais índices acionários asiáticos fecharam a sessão desta segunda-feira (12) sem uma única direção, enquanto na Europa, a semana inicia com leves ganhos. Contudo, investidores seguem cautelosos os acontecimentos na Ucrânia após o referendo no último domingo (11).

A votação, no Leste da Ucrânia, teve resultado esmagador – 89% dos eleitores são a favor da autonomia de Donetsk assim como em Lugansk, onde 94% dos votantes aprovaram a independência da região. Os dirigentes das duas regiões separatistas pretendem criar órgãos estatais e militares e, no futuro, criar um Estado independente juntamente as outras regiões do Leste e do Sul da Ucrânia, como Karkhiv e Odessa.

A Rússia disse que respeita o resultado do referendo e acrescentou que os resultados deveriam ser implementados de modo pacífico. O país não especificou que ações poderia adotar.

Continua depois da publicidade

Na Ásia, o benchmark do Japão, o Nikkei, encerrou com queda de 0,30% após dados divulgados mostrarem que a economia do país apresentou um superávit comercial em março abaixo das estimativas do mercado. No ano, o índice já registra forte baixa de 13,15%. Já o índice Shanghai Composite da Bolsa de Xangai registrou alta de 2,07%, impulsionado pelas eexpectativas de reforma do mercado de capital no país. 

Na Europa, apesar do início positivo, investidores ainda esperam definições sobre o referendo na Ucrânia. A sessão é impulsionada por fortes compras nas ações do setor de materiais básicos. O DAX, da Alemanha tem alta de 0,41%, enquanto o FTSE, de Londres registra ganhos de 0,94%. Já o CAC, de Paris, possui alta de 0,16%.

(Com Reuters e Agência Brasil)

Continua depois da publicidade