Refis da Crise: Receita anuncia que contribuintes devem indicar débitos

Quem não indicar os débitos até 30 de junho terá seus pedidos de parcelamento cancelados automaticamente

Karla Santana Mamona

Publicidade

SÃO PAULO – A PGFN (Procuradoria Geral da Fazenda Nacional) e a Receita Federal anunciaram nesta segunda-feira (24) que todos os contribuintes do Refis da Crise, programa de refinanciamento de débitos tributários, devem especificar quais dívidas serão incluídas no parcelamento.

As pessoas jurídicas e físicas devem se manifestar entre 1º e 30 de junho, por meio do Centro Virtual de Atendimento ao Contribuinte da Receita Federal: https://cav.receita.fazenda.gov.br/scripts/CAV/login/login.asp. Quem não indicar os débitos no período estipulado terá seus pedidos de parcelamento cancelados automaticamente.

Certidão negativa dos débitos
O contribuinte que manifestar a inclusão de todos os débitos no parcelamento poderá emitir a certidão negativa dos débitos, por meio da internet, nas páginas da PGFN ou da RFB, desde que não existam outros impedimentos.

Continua depois da publicidade

Já aquele que não indicar a inclusão da totalidade de seus débitos nos parcelamentos estará impedido de obter certidão pela internet, devendo comparecer à unidade da PGFN ou da RFB de seu domicílio tributário, conforme o caso, para indicar os débitos a serem incluídos no parcelamento.

Desistência de ações judiciais
Segundo a Agência Brasil, para aderir ao programa, os contribuintes tiveram de desistir de ações judiciais e recursos administrativos até março desde ano. A Receita informou que recebeu 561.915 manifestações de adesões ao programa, sendo 174.365 de pessoas físicas e 387.550, de jurídicas.

Em 2009, o governo permitiu o parcelamento das dívidas em até 180 meses, com desconto nos juros e nas multas. Os contribuintes que optaram pelo pagamento à vista tiveram o perdão total das multas e dos encargos acrescidos.

XP

Invista até R$ 80 mil no novo CDB 150% do CDI da XP; condição inédita.

Abra a sua conta gratuita na XP para aproveitar